Morar de aluguel não representa só uma opção para quem não tem condições de comprar um imóvel. Para muita gente, trata-se de uma estratégia para garantir a liquidez do patrimônio, o que tem elevado a procura por esse tipo de negociação. O problema é que o aluguel direto com o proprietário gera riscos ao inquilino e grande parte dos acordos acontece dessa forma.

Por isso, fizemos este post. Queremos alertar sobre relacionados a essa decisão e mostrar como o apoio profissional pode resolver o problema. Boa leitura!

Por que o aluguel diretamente com o proprietário pode trazer riscos?

Ao alugar um imóvel diretamente com o proprietário, algumas pessoas acreditam que estão economizando, mas há tantos riscos assumidos no processo que os possíveis prejuízos acumulados ao longo do tempo os fazem mudar de ideia. Aí pode ser um pouco tarde.

Muitos acordos desse tipo são feitos verbalmente, sem testemunhas para a comprovação, ou por meio de um contrato sem registro oficial, o que caracteriza um negócio informal. Isso pode resultar na perda dos seus direitos. Se o proprietário não cumprir o que prometeu, você pode até requerer os seus direitos na justiça, em observação à Lei do Inquilinato, mas terá dificuldades em ganhar a causa devido à falta de provas para contestar tais atos.

Quais são os maiores riscos assumidos com essa escolha?

Para ser mais específico quanto aos riscos assumidos nesse tipo de negociação, separamos os problemas mais comuns reclamados principalmente pelos locatários (inquilinos). Confira!

Formalização de contratos incompletos

O contrato de aluguel é um dos instrumentos mais importantes numa relação comercial entre locador e locatário, pois é onde se concentram todos os detalhes sobre o acordo, garantindo os direitos e deveres de ambas as partes. Porém, no aluguel direto com o proprietário, o documento pode ser redigido por ele mesmo e, se não tiver os conhecimentos e experiências necessárias no assunto, deixar de adicionar cláusulas com informações de grande importância.

Além disso, o desconhecimento sobre as leis que regem a operação pode resultar em adição de obrigações que o inquilino nem deveria cumprir, gerando prejuízos a ele.

Descumprimento das cláusulas

Se o contrato redigido pelo próprio proprietário do imóvel já representa um risco enorme na operação, deixar de registrá-lo em um cartório para validar as informações pode elevar muito o grau do risco assumido, pois dá brecha para o descumprimento de acordos.

Ou seja, mesmo que a negociação envolva um contrato de aluguel e não seja feito somente à base de um acordo verbal, a falta de informações e de legitimidade pode implicar no não cumprimento, principalmente se o proprietário ou o inquilino já tem o hábito de fazer isso com êxito.

Falta de tempo do proprietário

Muitos locadores de imóveis não possuem apenas uma propriedade para alugar e isso toma muito tempo dele, principalmente se tiver o hábito de cuidar de quase tudo sozinho. Dessa forma, ele pode se enrolar algumas vezes com tantas tarefas e demorar para atender a uma solicitação sua para negociar reparos, reformas, atualizações e renovações do contrato de locação etc.

Então, se você é uma pessoa que gosta de resolver as coisas com rapidez, alugar uma casa ou apartamento diretamente com o proprietário pode render alguns aborrecimentos com a demora na resposta dos seus comunicados de solicitações.

Desgaste na relação comercial

Na maioria dos casos, os proprietários dos imóveis que fazem a locação por conta própria focam mais na parte financeira do acordo e não têm experiência na comunicação com seus clientes. Isso acontece porque receber o aluguel é o mais importante para muitos.

Como resultado, você pode receber muitas mensagens de comunicados com tons que pareçam rudes. O mesmo pode acontecer quando você envia uma mensagem e ele a interpreta como grosseira. Ou seja, podem haver interpretações equivocadas de certos comunicados pela falta de habilidades e experiências em lidar com os inquilinos, causando certos atritos na relação comercial.

Como o apoio de uma imobiliária pode resolver?

Agora que você já conhece os principais riscos que corre ao alugar um imóvel diretamente com o proprietário, vamos dar algumas dicas valiosas para evitá-los. Veja as vantagens de contar com um apoio profissional da área!

Conta com profissionais experientes

Ao optar pelo apoio de uma imobiliária, tanto o inquilino quanto o proprietário do imóvel ganham assistência comercial e jurídica no processo, pois são disponibilizados profissionais, como corretores e advogados, experientes no assunto. Eles devem intermediar a negociação, buscando o equilíbrio dos interesses entre as partes e garantindo que todos saiam satisfeitos com o acordo fechado.

Se isenta de boa parte burocrática

No aluguel diretamente com o proprietário, o trabalho pode ser grande, pois você terá que correr atrás de toda a documentação, realizar registros em cartórios, negociar valores e condições e analisar o contrato sozinho. Quem não tem o hábito de fazer isso não sabe quanto tempo e esforço pode economizar com a ajuda de uma imobiliária.

Ao deixar o trabalho nas mãos dos profissionais mais experientes, essas pessoas ficam surpresas com o suporte recebido e, em muitos casos, não alugam mais um imóvel sequer sem o serviço. Isso porque, com um especialista dando o suporte integral na operação, todo o trabalho é suavizado e você pode ficar livre da maior parte burocrática do processo de aluguel.

Garante negócios mais seguros

Sabe aquela sensação que fica de que está faltando alguma coisa depois de assinar o contrato de aluguel? Bom, isso não acontece quando se tem o apoio de uma imobiliária no processo. Os contratos são bem-redigidos e completos, pois são feitos na presença de ambos.

Além disso, as condições podem ser negociadas na hora, com o intermédio do especialista, e, no fim, a formalização ganha validade jurídica garantida, com a assinatura do inquilino, proprietário, testemunhas e registro do documento em cartório.

Ao contrário do que muita gente pensa, o aluguel direto com o proprietário pode ser arriscado também para o locador. Sendo assim, o intermédio de profissionais com alto grau de conhecimento e experiência é essencial para garantir negócios mais seguros e tranquilos para ambas as partes.

Gostou deste texto? Então entre em contato a Edmundo Imóveis agora mesmo e veja como podemos ajudar!

Descubra aqui os riscos do aluguel direto com o proprietário!