Começar o ano novo traçando novos objetivos motiva bastante as pessoas. No entanto, muitas vezes essas metas ficam restritas aos bens materiais, ignorando a qualidade de vida familiar.

Fortalecer os laços afetivos é muito importante, tornando o convívio social mais agradável e fazendo com que os indivíduos se conheçam melhor e estejam dispostos a compreender uns aos outros.

Mas como fazer isso? Se você acha que otimizar a qualidade das suas relações é algo complicado, leia nosso artigo de hoje na íntegra e saiba como melhorar nesse sentido!

1. Incentive a meditação

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da prática meditativa, certo? Pois meditar reduz o estresse, melhora a qualidade do sono e é recomendado para pessoas que sofrem com depressão.

Isso significa que uma pessoa meditando faz bem à família. Agora, imagine se todos os membros do grupo familiar, incluindo as crianças, desenvolverem esse hábito? Em 2019, separe alguns minutos do seu dia para meditar em família! O site Eu Medito traz dicas para quem está interessado em começar mas não sabe muito a respeito do tema.

2. Reduza o açúcar

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de doces. Porém, o que você talvez não saiba é que o açúcar está presente na maioria dos produtos industrializados que consumimos.

Excesso de açúcar vicia, causa cáries, está associado ao surgimento de diabetes e pode contribuir com a obesidade. O jornalista australiano Damon Gameau explica como o açúcar age no organismo no documentário “That Sugar Film”, disponível no YouTube.

3. Diminua o tempo nas redes sociais

O feed do Instagram, do Facebook e do Twitter não acaba nunca. Isso quer dizer que as horas durante as quais você consumiu informações desses aplicativos poderiam ter sido usadas para estreitar os laços familiares, por exemplo.

Nas redes sociais, ficamos por dentro das novidades da vida daquele amigo do ensino médio sumido há décadas. Mas pense: não seria mais interessante conversar com seus filhos e descobrir quais são as boas notícias que eles trazem?

4. Melhore a estrutura da casa

Reformas tomam tempo, é verdade. Entretanto, iniciaro ano planejando as mudanças consiste na forma mais simples de tirar essa ideia do papel. Comece decidindo o que deve ser mudado, faça um orçamento, pesquise profissionais e, quando perceber, a obra já estará concluída.

A mesma lógica se aplica caso seu desejo seja mudar de imóvel. Promova uma reunião de família e veja o que todos gostariam de ter em um novo endereço!

5. Exercite-se

Exercícios físicos são ótimas oportunidades de unir a família. Faça uma caminhada em casal todas as tardes, brinque com os filhos uma vez por semana, convide todos para praticar um esporte… O que não pode é ficar parado em 2019!

Melhorar a qualidade de vida familiar é um sonho perfeitamente possível: basta sair do piloto automático e mudar pequenos hábitos. Com esse tipo de atitude, você e sua família terão um ano incrível!

Se gostou do artigo do dia, siga nosso blog nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!
 

5 dicas para melhorar a qualidade de vida familiar em 2019