Área externa tem tudo a ver com iluminação bem planejada. Com pontos bem localizados, o ambiente ganha destaque a noite, ficando ainda mais aconchegante e bonito – cenário ideal para receber a família e os amigos!

O ideal é contratar um profissional capacitado para definir o projeto e destacar cada elemento (árvores, plantas, caminhos, muro, piscina,…) de acordo com o efeito desejado.

Iluminárias – balizadores, arandelas, embutidos no solo, postinhos ou espetos – devem ser específicas para ambientes externos. Geralmente são de inox ou alumínio fundido com pintura eletrostática e tem vidro com vedação adequada para evitar infiltração.

Lâmpadas mais utilizadas são a PAR 38 (para vegetação de grande porte) e a PAR 20 (pequeno porte). Apesar de mais caros, o uso de LED é cada vez mais comum.

Iluminação com LED = exigem maior investimento inicial do que as lâmpadas comuns, mas são mais econômicas, duram mais e não esquentam. Uma alternativa é a mistura dos dois tipos. Analise a sua prioridade e a relação custo x benefício.

Nesta área de lazer, o muro tem uma sequência de arandelas (lâmpadas halopins) direcionadas para a grama. Nas árvores, luminárias (Par 20 e 38) embutidas no gramado e direcionadas para a copa. Na escada de dormentes, luminárias tipo postinho (cogumelos) foram fincadas no piso. A piscina e o spa receberam pontos de led azul. Projeto Flávia Ralston, revista Casa e Construção 48.

Casa de praia com jardim e iluminação bem trabalhados e um belo resultado final. As árvores maiores receberam luminárias embutidas (Par 30). Projeto Alexandre Furcolin, via Uol Casa.

Ambiente iluminado com lâmpadas Par 20, leds em spots embutidos e mangueiras.Projeto Daniela Sedo para a Casa Cor 2010, via Uol Casa.

Luminária embutida no solo devem receber dreno e pedra britada para ajudar a escorrer a água e não formar poças.

Para destacar as plantas e o percurso, foram usados spots de iluminação, mangueiras de luz e um sistema em LED. Os buxinhos perto da escultura receberam iluminação com espetos embutido no gramado (Par 20). Projeto Daniel Nunes para a Campinas Decor, via Uol Casa.


Fonte: http://assimeugosto.com/tag/piscina/

 

 

Área externa + iluminação bem planejada = tudo a ver