As praias mais populares do Guarujá recebem esse título por sua beleza exuberante e por oferecerem infraestrutura completa aos turistas. Localizada no litoral sul de São Paulo, a cidade está cerca de duas horas da capital paulista e é um destino ideal para descansar aos fins de semana, aproveitar feriados prolongados ou passar as férias com a família.

Ao total, são 27 praias que agradam aos mais diversos perfis. As urbanas, próximas às facilidades e com maior infraestrutura, atraem famílias e o público jovem que busca agitação. As mais afastadas são mais indicadas para os aventureiros e para quem deseja sossego.

As opções são muitas, por isso separamos algumas das praias mais populares do Guarujá para diferentes perfis. Descubra agora qual a ideal para você e sua família!

1. Praia da Enseada

A praia da Enseada é a mais extensa do município de Guarujá e uma das mais movimentadas. Suas águas são tranquilas, e a ampla faixa de areia clara entre o calçadão e o mar propiciam muitas horas de descanso e lazer para toda a família.  Praticantes de esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque, são atraídos pelo mar de poucas ondas.

A orla é totalmente urbanizada e possui a melhor infraestrutura turística entre as praias da região. No calçadão é possível fazer caminhadas, pedalar pela ciclovia ou relaxar em um dos inúmeros quiosques.

São oferecidos serviços como locação de bicicletas, pranchas e Jet-skis. A agitação continua durante a noite, por conta dos bares e restaurantes da região. Frequentemente, a praia é palco de shows e eventos organizados pela Prefeitura.

2. Praia de Pitangueiras

Localizada na região central, é ótima para quem gosta de ter tudo por perto. É uma das praias mais movimentadas do Guarujá, principalmente na alta temporada. Seu mar é propício para banho, mas possui também uma área favorável para a prática de surf, o que atrai um público bem diversificado.

Por estar em uma área extremamente urbana, é rodeada por edifícios que projetam sombras na areia na parte da tarde, mas em um dia quente de verão isso é um ponto positivo. A orla é repleta de bares, restaurantes, lojas e até uma feirinha de artesanato e um shopping. O calçadão possui iluminação noturna que estende o tempo de diversão.

3. Praia de Pernambuco

Localizada a doze quilômetros do centro da cidade, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas da região. Essa praia, na verdade, vale por duas. Quando a maré está baixa ela é realmente fica dividida: de um lado, a Praia de Pernambuco; do outro, a praia do Mar Casado. Quando a maré sobe, voltamos a ter apenas a Praia de Pernambuco.

As águas da ponta esquerda da praia são tranquilas e perfeitas para famílias com crianças. Já na ponta direita, o mar é agitado e com fortes ondas que chegam a 3 metros de altura. O diferencial dessa praia é o fato de ser rodeada pela vegetação da região e por costões rochosos que concedem ainda mais beleza ao lugar.

A praia de Pernambuco fica na região dos grandes condomínios e Resorts. Possui uma boa infraestrutura, apesar de ficar em uma área predominantemente residencial, onde a atividade comercial é restrita. É possível encontrar diversos bares, quiosques e lanchonetes nas proximidades. Atrai um público jovem e amantes de esportes como surf, caiaque, vôlei de praia, entre outros.

4. Praia do Tombo

Famosa por sediar diversos campeonatos nacionais de surf, a praia do Tombo tem águas bravas e com grandes ondas. Esse tipo de praia — de tombo, pode ser perigosa, então, atenção às sinalizações. Ela atrai o público jovem, justamente por ser muito frequentada por surfistas amadores e profissionais.

A praia está localizada a três quilômetros do centro da cidade e possui uma excelente infraestrutura para os turistas. O calçadão convida a uma caminhada e os diversos quiosques atendem bem os clientes na areia. A praia do Tombo foi a segunda do País a conseguir a certificação Bandeira Azul, que atesta a qualidade da infraestrutura e balneabilidade (qualidade das águas para recreação) do local.

5. Praia das Astúrias

Essa é uma excelente opção de praia para quem está de férias com a família. A apenas dois quilômetros do centro da cidade, a praia das Astúrias possui completa infraestrutura e águas extremamente calmas. As poucas ondas e os salva-vidas estrategicamente posicionados permitem aproveitar o mar com as crianças sem preocupação.

Os quiosques garantem boas opções de alimentação e até aluguel de artigos praianos como cadeiras e guarda-sol. Se você gosta de pescar, saiba que a prática é permitida na praia das Astúrias. O calçadão é bem movimentado, com espaço para caminhada e estações para exercícios. Durante a noite, não é preciso andar muito para encontrar ótimos bares e restaurantes pela orla.

Essa praia encontra-se em uma área nobre da cidade e possui diversas opções de hospedagem, o que é uma ótima opção para a alta temporada.

6. Praia do Perequê

Na praia do Perequê está a maior vila de pescadores da região. Localizada logo depois da praia de Pernambuco, suas águas não são tão indicadas para banho devido a grande quantidade de embarcações que atracam por ali. Porém, ela guarda uma surpresa para os diversos turistas que visitam o local: uma pequena cachoeira de água doce, na ponta esquerda da praia.

O motivo dessa praia ser tão frequentada é a gastronomia. É o melhor lugar da cidade para comprar e comer peixes e frutos do mar. Há a opção de adquirir o produto fresco direto dos pescadores locais ou experimentar os pratos preparados em um dos muitos restaurantes especializados.

7. Praia do Guaiúba

Para quem quer fugir um pouco da agitação das praias mais famosas, a praia da Guaiúba é uma ótima opção. Cercada por condomínios, fica um pouco escondida e não atrai tantos turistas. É uma praia pequena, de águas calmas e cristalinas, ideal para banhos de mar.

A praia se destaca pela proximidade com a Mata Atlântica e suas águas límpidas, que permitem a prática de mergulhos para observação da vida marinha durante a maior parte do ano. De julho a setembro, quando as ondas ficam maiores, os surfistas aparecem.

Por ser uma praia mais reservada e tranquila, as opções de restaurantes e bares são poucas, mas a estrutura de quiosques é suficiente para aproveitar muitas horas de descanso.

Essas são apenas sete das praias mais populares do Guarujá para começar a conhecer a região. Todas elas são de fácil acesso e, em geral, oferecem boa qualidade de águas para banho. O melhor período para aproveitar as praias é entre outubro e março, mas a cidade é uma ótima opção de viagem em qualquer época do ano, com diversas opções de hospedagem como pousadas, hotéis, Resorts e imóveis para locação por temporada.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e convide seus amigos para conhecerem as praias mais populares do Guarujá.

As 7 praias mais populares do Guarujá