Imagine um hotel de luxo nos Alpes que conta com uma estação de esqui 100% privativa, mas que oferece como acomodação somente 15 chalés sem energia elétrica, parecidos com iglus e enterrados no pé de uma montanha. O que para muitos pode parecer uma loucura, para outros – sobretudo para quem se preocupa com a preservação da natureza – soará como uma bela ideia para as próximas férias. Trata-se de The Whitepod, resort ecológico localizado na vila de Les Cerniers, a 1.700 m de altitude na Suíça francesa.
O diferencial do hotel, vencedor do World Prize for Sustainable Tourism, em 2005, é justamente oferecer acomodações de baixo impacto ambiental. Isso se traduz, por exemplo, na fachada geodésica e transparente dos chalés – parecida com um casulo –, que é a sua principal fonte de luz durante o dia. Durante a noite, os hóspedes contam somente com lampiões.
A lareira, por sua vez, além de ser a única fonte de calor do ambiente, também aquece a água que é usada no banheiro, tanto nas pias quanto nos imensos ofurôs que cada chalé abriga. A lenha, claro, é de origem controlada e vem de madeira de reflorestamento. Tudo sob o olhar atento dos que trabalham na casa-sede do resort, onde há um pequeno restaurante e uma biblioteca de livros e DVDs.
A ideia, portanto, é atingir o máximo de conforto com o mínimo de agressão ao meio ambiente. E, se nos quartos todas as soluções ecológicas resolvem perfeitamente as necessidades dos hóspedes, do lado de fora não é diferente. A fim de preservar as características naturais da montanha, não se construiu nenhum tipo de estrada ou caminho de pedestres. Para chegar, sair ou circular dentro do Whitepod, portanto, somente de esqui, snowboard, trenós ou sapatos de neve.
Isso tampouco é problema para quem se hospeda lá. Afinal, quem busca o hotel conta com instrutores durante todo o dia e quer justamente isso: esquiar e conviver com a natureza da forma mais próxima possível. O único veículo a motor que existe na propriedade é o teleférico da estação de esqui – para vencer a subida. Ele, porém, é movido a energia proveniente de fontes renováveis e não funciona durante o verão, quando o hotel reúne os amantes de mountain bike, caminhadas e escalada. (FABIO DE PAULA)
Fonte: