Encontrar o imóvel certo para comprar pode ser uma missão complicada, afinal de contas, existem muitas opções disponíveis no mercado. Todas elas têm as suas qualidades, mas podem não atender ao objetivo do comprador. Por isso, aperfeiçoar o processo de busca de imóveis é fundamental para garantir o sucesso da compra.

Atualmente, tem se falado muito sobre o uso do processamento de dados para melhorar o acesso das pessoas a determinadas informações. Portanto, ferramentas digitais podem, sim, ser usadas nesse sentido.

Contudo, elas devem ser aliadas de um profundo processo de reflexão, no qual o comprador analisa as suas expectativas em relação ao imóvel, descobrindo o porquê da compra. Ficou curioso e quer entender melhor sobre esse tema? Então, continue a leitura deste artigo e confira.

1. Defina o objetivo da compra

Por que você decidiu comprar um imóvel? É para investir no mercado imobiliário? Para deixar o aluguel, tornando-se proprietário? Para mudar de endereço? São inúmeras as motivações que fazem com que uma pessoa queira comprar algo.

O primeiro passo para ter sucesso na sua busca de imóveis é definindo, de forma clara, o que você está buscando. Isso reduz drasticamente as chances de você adquirir algo que, depois de um tempo, lhe trará algum tipo de frustração.

2. Use as redes sociais como bancos de dados

Talvez você não tenha se dado conta, mas as redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, são gigantescos bancos de dados. Isso significa que a sua busca de imóveis pode ser beneficiada, caso você aprenda a usar essas ferramentas com maestria.

Suponhamos que você quer comprar uma casa no litoral de São Paulo. Se você colocar os seguintes termos “casa em Ubatuba”, na caixa de buscas desses sites, você terá acesso às publicações das pessoas que estão vendendo seus imóveis, das imobiliárias da região, dos grupos etc. Lembre-se de colocar os termos entre aspas, isso otimizará as suas consultas.

3. Seja cauteloso com os anúncios

Depois de pesquisar pelos imóveis na internet, é importante segurar a empolgação e ser cauteloso ao analisar essas informações. Nem todo anúncio condiz com a verdade — e o comprador precisa estar atento para não ser enganado. Lembre-se de que as fotos do imóvel podem ser antigas — ou até mesmo manipuladas por programas, como o Photoshop.

O ideal é conhecer a propriedade pessoalmente e ficar desconfiado, caso o vendedor crie dificuldades para a visita.

4. Não se esqueça da documentação

Existe um tópico fundamental de um imóvel que não aparece em sua fachada: a sua documentação. Antes de negociar a compra, verifique junto a um cartório de imóveis a situação da propriedade.

Em alguns casos, o bem pode estar sendo objeto de disputa judicial, fazer parte de inventário etc. Essas situações representam um risco jurídico ao comprador, pois ele poderá ter a sua compra contestada na justiça.

Ademais, não se esqueça de que o contrato de compra e venda não é um documento válido na hora de transferir propriedade. É fundamental seguir todos os trâmites burocráticos, incluindo a escritura pública e o registro de matrícula em cartório.

5. Visite o imóvel em horários diferentes

Um dos erros mais comuns dos compradores é visitar os imóveis apenas uma vez. O ideal é conhecer o local várias vezes, de preferência em horários diferentes. Dessa maneira, é possível avaliar melhor a localização, verificando o trânsito, a vizinhança e a própria estrutura do imóvel.

6. Tire muitas fotos

Nossa memória pode nos pregar peças, fazendo com que a pessoa acredite que o imóvel tinha determinada característica, quando não tinha. Para evitar essa situação e ter acesso a imagens que podem ser decisivas na hora da compra, tire fotos de todos os cômodos e grave vídeos. Com essas imagens, você poderá comprar facilmente os imóveis, sem ficar refém da sua memória.

7. Converse com um corretor de imóveis

Existe um profissional que pode ajudá-lo muito em sua busca de imóveis: o corretor imobiliário. Com grande expertise, o corretor tem acesso a informações importantes sobre o mercado imobiliário local, como o valor do metro quadrado e as melhores oportunidades da região.

Ainda assim, muita gente menospreza o trabalho desse profissional, acreditando que ele é uma espécie de vendedor. Trata-se de um erro, pois o corretor de imóveis pode ajudar o comprador a otimizar o seu tempo, oferecendo a ele produtos adequados às suas necessidades.

8. Converse com todos os membros da família

Caso você esteja comprando um imóvel para viver em família, não menospreze a opinião de todos os membros do grupo, pois, ainda que o imóvel pareça ser perfeito para você, ele pode não ser o esperado para as outras pessoas. Por exemplo: será que vale a pena morar em um condomínio que não permite pets, sabendo que os seus filhos querem ter um bichinho de estimação?

Tenha uma conversa franca com todos os envolvidos e verifique o que eles esperam da nova casa. Assim, sua busca de imóveis terá mais chances de agradar a todos.

9. Conte com o suporte de uma imobiliária

A forma mais segura de fazer uma busca de imóveis é procurando uma imobiliária. Além de economizar muito tempo, evitando ter que fazer essa consulta de forma manual, o comprador terá acesso a um catálogo e imóveis adequados às suas necessidades.

Além disso, terá um suporte para eventuais dúvidas sobre a valorização da região, arquitetura do imóvel, características da cidade etc. As imobiliárias desenvolvem grandes estudos sobre o mercado e isso faz com que sejam fontes de informação confiáveis na hora de pesquisar por oportunidades de compra.

Não se esqueça que o site dessas empresas apresenta um vasto catálogo dos imóveis comercializados, organizando-os de acordo com a localização, preço etc. Isso facilita muito esse processo.

A busca de imóveis pode ser uma tarefa e tanto. Assim, o comprador deve contar com formas de facilitar esse processo, uma vez que ninguém está disposto a desperdiçar tempo, não é verdade?

Se você está pensando em adquirir um imóvel moderno, com uma arquitetura de tirar o fôlego e com toda a infraestrutura necessária para aproveitar o que o litoral de São Paulo tem a oferecer, converse conosco. A Edmundo Imóveis atua há 20 anos nesse segmento e tem excelentes oportunidades no Jardim Acapulco, um condomínio que tem encantado os moradores.

9 dicas de como otimizar sua busca de imóveis