Quem nunca procurou uma casa de praia e ficou na dúvida se a melhor opção seria comprar ou alugar? O fato é que quando o assunto é comprar ou alugar casa de praia, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é a melhor opção.

Afinal, saber a resposta para esse questionamento depende do quanto se quer investir ou do fato de que adquirir um imóvel no litoral seja a realização de um sonho, que é mais que presente na vida de muitas pessoas.

Já saiba que ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de tomar qualquer decisão, principalmente a opção de compra, que é algo mais permanente.

Fique tranquilo, pois basta agir com sabedoria e prudência, que será possível ter a escolha certa e usufruir de bons momentos com a família na hora do lazer e descanso.

Se você quer entender melhor tudo isso, continue lendo e aprenda com as informações que apresentaremos a seguir!

Vantagens de comprar casa na praia

Para você que tem em mente comprar uma casa na praia, vamos começar listando as vantagens em adquirir uma. Mas saiba que essa é uma opção que pode ser interessante para quem está disposto a fazer esse tipo de investimento e ter os devidos cuidados com a manutenção da casa depois de comprada.

Confira quais são os benefícios da compra na lista que preparamos a seguir.

A casa é toda sua

Vamos começar falando de uma das vantagens mais importantes de adquirir uma casa na praia, que é justamente o fato de que, ao comprá-la, ela simplesmente será sua, e você poderá modificá-la e decorá-la como bem entender.

Isso implica que você poderá investir em uma infraestrutura totalmente personalizada para atender às suas necessidades, bem como trazer um conforto maior para a sua família e a sua estadia, tornando a experiência de férias muito mais atrativa quando comparada com os locais em que o imóvel é apenas alugado por uns dias.

Além disso, se a sua família é muito grande e tem o costume de passar longos períodos no litoral, ser dono da própria residência na praia se torna muito mais econômico e vantajoso. Se você tem muitos amigos e gosta de recebê-los em casa, esse mesmo princípio se aplica. Vamos falar um pouco mais sobre isso em um dos próximos tópicos.

Possibilidade de alugar a casa

Além de poder variar nos destinos com sua família nas férias, colocando para alugar o seu imóvel, é possível rentabilizar significativamente esse bem diante do cenário atual de preços contidos para compra e aumento dos aluguéis.

O boom imobiliário de outrora, vivido há mais de 10 anos, não se repetirá tão facilmente. Por isso, a tendência é que menos pessoas estejam dispostas a adquirir um imóvel e outras tantas estejam buscando um local para alugar.

Optando pela aquisição desse bem, você sai na frente e pode ver seus rendimentos crescerem por meio do aluguel. Afinal, sempre haverá o interesse de pessoas querendo passar férias na praia.

Saiba que o grande segredo aqui é saber divulgar a oferta — hoje, a internet domina muito isso, ou seja, há muitas pessoas buscando por casas para alugar em sites de reservas, tais como o Booking e o Airbnb. Então, estar presente nessas plataformas é essencial para conseguir um bom retorno financeiro e arcar com as despesas da casa.

Imóvel como investimento certo

Você já deve ter ouvido de alguém a máxima de que “imóvel é um investimento certo”, não é mesmo? Pois bem, comprando uma casa na praia e a colocando para venda mais à frente você não perde dinheiro, já que é um bem bastante estimado e valorizado por muitas pessoas.

Então, se você está disposto a entrar nesse mundo de investir em imóveis, com foco em casas e apartamentos na praia, podemos dizer que é uma ótima opção, exigindo somente paciência para esperar o tempo certo para encontrar uma oportunidade de venda.

Com isso, você obtém não só um local para visitar, mas também uma residência que poderá trazer ganhos financeiros que são relevantes para o seu futuro. Pense nisso!

Férias mais econômicas

Não poderíamos deixar de falar aqui que, quando se tem uma casa na praia, as férias são muito mais econômicas, visto que não será preciso gastar com hospedagem. Pode parecer apenas um detalhe, mas é justamente o gasto com estadia que deixa as viagens mais caras.

Desse modo, será possível economizar mais nas suas férias, bem como gastar o seu dinheiro em novas experiências, investindo nas coisas que você deseja fazer sem o peso de que está gastando mais — estamos falando de passeios, presentes e também de experimentar novos restaurantes, caso seja a preferência da família.

Liberdade e privacidade

Nada melhor do que não ter que se preocupar com os prazos de check-in e check-out em pousadas, hotéis e imóveis alugados, não é mesmo? Essa é uma das vantagens em ter sua própria casa de veraneio.

Durante o ano todo temos a obrigação de prazos e horários, e nas férias não ter que lidar com isso é o que mais queremos. Por isso, sendo proprietário de uma casa na praia, essas obrigações caem por terra. Sua casa, suas regras!

Personalização do imóvel

Ter a casa com a nossa cara é o desejo de todos, agora imagina poder fazer isso duas vezes? Poder decorar a casa de praia do seu jeito, com objetos e móveis com a sua identidade impressa?

Pode ser um sonho para quem ama decoração, e até para aqueles que não são tão ligados a isso, tem o prazer de ter um lugar onde sempre passará suas férias, com a sua cara.

Comprar cada detalhe, desde utensílios de cozinha a objetos de decoração, reformar os espaços para combinar com o tipo de móveis que você gosta. Enfim, mais um cantinho para chamar de seu e ser muito mais que uma casa, um lar.

Desvantagens de comprar casa de praia

Obviamente que toda escolha na vida envolve perdas e ganhos, e queremos que você compreenda isso a fundo quando o assunto é comprar casa de praia. Por isso, vamos falar agora sobre as desvantagens que estão envolvidas nesse processo.

Tenha em mente que a ideia de trazer esses pontos aqui é que você consiga ter clareza se o custo-benefício de adquirir uma casa na praia vale a pena para você. Então, confira abaixo as desvantagens que listamos!

Imobilização de capital

Se você tem planos de vender o imóvel no futuro, pode ser que essa tarefa não seja tão fácil quanto você espera. O fato é que nem todo comprador tem condições de investir em uma casa de praia.

Então, pode ser que, no momento da venda, você enfrente alguma dificuldade em encontrar quem vai pagar para ter aquele imóvel. Claro que, se você não estiver desesperado para vender, continua sendo uma excelente opção de investimento, porém, é sempre bom considerar os prós e os contras de qualquer situação.

O que queremos reforçar é que há sim um risco de ficar com o imóvel parado por um tempo, esperando pela venda, até que surja um comprador que possa arcar com o seu custo real.

Férias sempre no mesmo destino

Como você deve ter visto, comprar uma casa na praia também tem desvantagens que não podem ser ignoradas, não é mesmo? Pois bem, o aluguel, muitas vezes, se torna a melhor opção pela comodidade de não ter que se preocupar com os custos de manutenção do imóvel e não obrigar a ter o vínculo de ir sempre para o mesmo destino.

Afinal, quando se tem uma casa na praia, a primeira ideia de férias que surge é passar esse período por lá por inúmeras razões: custo, comodidade, conforto, aconchego, dentre outras questões.

Saiba que a possibilidade de variar torna os destinos menos previsíveis e mais interessantes, algo que pode ser vantajoso para quem gosta de uma vida familiar e de férias mais dinâmicas.

Não aja por impulso ao se decidir nessa questão, verifique bem se você e a sua família estão no perfil e que não vão enjoar de passar férias sempre no mesmo lugar.

Custos com manutenção

Outra desvantagem de comprar uma casa na praia está nos seus custos de manutenção. Visto que podem ser altos dependendo do imóvel. Então, tente entender quais são esses custos e se eles compensam ao longo do tempo.

Claro que é possível alugar a casa para cobri-los e até lucrar, mas tenha em mente que pessoas que alugam podem não cuidar muito bem do lugar, gerando alguns danos ao imóvel ao longo do tempo.

O IPTU também pode ser considerado um custo, porém é fixo, se comparado com os de manutenção que temos ao comprar um imóvel. Mas sabemos que ele será somado com os gastos de manutenção. Por isso, mais uma vez, avalie se há vantagens em comprar uma casa na praia.

Ação da maresia sob o imóvel

Todo mundo que mora no litoral tem que lidar com a maresia — gotículas de água salgada movidas pelo vento. Sabemos que ela é corrosiva e os móveis e outros objetos da casa sofrem com a ação dela.

Objetos metálicos sofrem corrosão mais rápido, pois a maresia acelera esse processo. Não só isso, mas também com o surgimento de manchas e fissuras de corrosão, o revestimento pode sofrer as consequências e se quebrar em partes — esse problema é conhecido como desplacamento.

Por esse motivo, o custo com manutenção aumenta, pois o cuidado deve ser redobrado ao cuidar da casa, ainda mais se você não vai com frequência e ela fica muito tempo fechada.

Problemas com segurança

Por mais que você e sua família vão com frequência para a casa de praia, sabemos que não é a mesma coisa que morar. Tirando as férias e alguns feriados, a casa não tem movimento de pessoas, podendo tornar-se alvo de assaltos.

Claro que, se a casa tiver câmeras e um sistema de segurança, as chances de isso acontecer são menores, mas, ainda assim, por não ser residência fixa e ficar vazia por mais tempo, é muito visada. Por isso, analise bem se é vantajoso comprar uma casa na praia.

Vantagens de alugar casa de praia

Em meio a tantos custos e responsabilidades que a compra de imóvel no litoral pode exigir, alugar casa de praia se torna uma opção vantajosa que merece ser conhecida com mais clareza.

Afinal, nem todo mundo precisa ter uma casa na praia e neste tópico vamos apresentar as vantagens que isso pode oferecer. Por isso, a seguir, vamos destrinchar isso para você.

Variedade no destino

Mesmo que você e a sua família sejam fãs convictos de uma temporada à beira-mar, não se pode negar que variar de praia uma vez ou outra torna essa relação com as viagens ao litoral ainda mais interessantes.

Sem o compromisso de ir sempre para a mesma casa, vocês podem criar juntos rotas diferentes a cada passeio, desbravando as belezas naturais que são inúmeras no Brasil. Pode parecer apenas um detalhe, mas sabemos que ir sempre para o mesmo lugar acaba enjoando muitas pessoas, que se cansam da monotonia.

Então, tenha em mente que, quando se opta por alugar uma casa na praia em vez de comprar, não existe esse peso de ter que passar uma temporada na casa que já é sua, mas sim abre a possibilidade de conhecer novos destinos.

Foco no usufruto

Quem aluga apenas usufrui, ou seja, se você seguir o que está estabelecido no contrato e não causar nenhum dano ao imóvel, não será de sua responsabilidade fazer reparações nem, muito menos, obras de manutenção.

Assim, você e a sua família terão o foco no usufruto daquela casa na praia, já que é uma estadia de curto prazo naquele imóvel. Isso traz um sentimento de liberdade e desprendimento maior que só quem não tem compromissos maiores com aquele bem pode aproveitar.

Custo menor no curto prazo

Outra grande vantagem está no custo das férias no curto prazo. Você até pode gastar um valor considerável alugando a casa, mas esse custo será apenas para o período que vai utilizá-la. Quando compara com o custo de comprar um imóvel, percebe que alugar a casa por alguns dias não é algo tão caro quanto pensamos em um primeiro momento.

Aliás, se você gosta de poupar, pense que o valor que estaria investindo na compra de uma casa, você pode aplicar em algum título público ou até em investimentos mais rentáveis, multiplicando seu dinheiro sem deixá-lo parado em um imóvel.

Desvantagens de alugar casa de praia

Por fim, sabemos que nem sempre alugar uma casa na praia traz só benefícios, e você precisa ficar atento a alguns pontos quando o assunto é esse. Você perceberá que essas desvantagens estão ligadas a cuidados no momento da negociação.

Continue lendo os próximos tópicos para entender melhor quais são os principais pontos em que você deve redobrar a atenção ao alugar uma casa na praia.

Itens colocados no anúncio podem não estar disponíveis

O primeiro ponto é bem simples: verifique se os bens que estão na casa são condizentes com o que foi anunciado. Afinal, nas fotos é comum postar imagens com a casa completamente pronta, porém, muitos proprietários optam por retirar os eletrônicos e eletrodomésticos por medo de mau uso.

Então, antes de contar com o que está ali na foto, é preciso checar se o que foi apresentado estará disponível — converse com o proprietário ou a imobiliária e também esteja atento para esse ponto no contrato. Assim, você evitará se surpreender negativamente quando estiver dentro do imóvel!

Além disso, ao chegar no imóvel faça um check list de todos os itens e veja se tem algo diferente ou se está faltando alguma coisa que estava no anúncio. Caso isso ocorra, você deve contatar o proprietário imediatamente para evitar transtornos.

A distância da praia pode ser diferente da anunciada

Pode ser que você encontre uma casa para alugar com um preço bom, mas ela não seja tão próxima quanto você deseja. Saiba que, hoje, com a internet, é possível conferir isso e evitar qualquer surpresa quando chegar no local.

Sugerimos fortemente que você utilize o endereço e os pontos de referência dados no anúncio para averiguar se aquela casa está realmente próxima da praia. Infelizmente, alguns proprietários usam isso para fisgar inquilinos sem se comprometerem com a localização real do imóvel. Esteja de olhos abertos.

Falta de liberdade ao alugar uma casa

Quando alugamos um espaço, temos horário para entrar na casa e também para sair, isso pode ser visto como falta de liberdade, pois “engessa” sua viagem, ou seja, terá que cumprir prazos e horários. E esse é o compromisso que menos queremos quando estamos de férias.

Também é necessário tomar todo o cuidado para não danificar nada. Sabemos que imprevistos acontecem e pode ser que algo na casa pare de funcionar ou quebre, e assim você terá que arcar com os prejuízos, além do pagamento do aluguel.

A estrutura da casa pode não condizer com o anunciado

Por fim, a última desvantagem que listamos é que você procure dar atenção à estrutura da casa e verificar se ela está bem cuidada. Pois, dependendo do seu estado de conservação, é algo que pode acabar com as suas férias.

Afinal, passar vários dias com a família em um imóvel com mofo, problemas de encanamento ou mesmo sem a mínima estrutura de acomodação e divertimento pode ser algo nada agradável.

Evite esse tipo de situação e constrangimento reparando bem na estrutura e configuração da casa de praia que optou por alugar. Assim, você terá certeza de que realmente vale a pena e que propiciará bons momentos para a família.

Uma imobiliária pode ajudar nesse momento

Para não cair em armadilhas, o ideal é contratar uma imobiliária para auxiliar na compra do imóvel. Com profissionais especializados e qualificados, a busca por uma casa torna-se mais fácil.

Com a imobiliária, você terá mais possibilidades na forma de pagamento — financiado, parcelado ou à vista — e mais segurança na hora de fechar o contrato de compra. Evitando problemas futuros com o proprietário anterior.

É por meio do auxílio da imobiliária que você consegue ter opções mais acessíveis, além do benefício de ter alguém lhe oferecendo todo o suporte durante o período de busca até a finalização dela.

Você deve ter percebido que são muitos pontos para dar atenção quando o assunto é procurar uma casa de praia para comprar ou alugar, certo? Saiba que não existe a decisão certa, nem a errada. É preciso entender que tipo de escolha é a mais adequada em relação às suas necessidades e as da sua família.

Aproveite, então, as informações e dicas deste post para tornar a sua escolha muito mais sábia, deixando a sua experiência de férias muito mais agradável, confortável e divertida.

Se você deseja ler mais posts como esse, assine a nossa newsletter. Semanalmente enviamos artigos com assuntos interessantes ligados ao mercado imobiliário!

Comprar ou alugar casa de praia: qual a melhor opção?