Casas para venda ou locação no Guarujá

O sonho da casa própria é um dos principais objetivos da maioria dos brasileiros. Muitos pensam que se livrar da despesa do aluguel é um verdadeiro alívio. Além disso, o sentimento de ter um imóvel só seu é incomparável.

Apesar de ser o sonho de muitos, a compra da casa própria não é a única opção. Muitas vezes, moradores preferem alugar imóveis, pois consideram mais vantajoso do que realizar uma compra.

No Jardim Acapulco, bairro de acesso restrito localizado no Guarujá, no litoral de São Paulo, existem opções de altíssimo padrão tanto para compra quanto para locação. 

Se você deseja morar no loteamento e está em dúvida sobre qual negócio escolher, a Edmundo Imóveis te ajuda: abaixo você confere as principais vantagens e desvantagens da compra, bem como do aluguel. Ao final, apontamos o que você deve considerar para realizar uma análise e decidir qual é a melhor opção para sua família. Confira:

Vantagens da compra

A compra de um imóvel envolve diversas vantagens. Quem investe na casa ou no apartamento próprio relata que um dos principais benefícios desse tipo de negócio está na segurança de ter um imóvel só seu. Isso significa que não existem riscos quanto à “perda” da moradia, como a quebra do contrato de aluguel, por exemplo, que obriga os moradores a deixarem o imóvel e os deixa reféns da vontade do locatário.

A segunda principal vantagem da compra está relacionada à liberdade que o comprador possui. Isso porque, ao adquirir o imóvel, você pode fazer reformas e alterar o que quiser em todos os ambientes sem se preocupar com a autorização do locatário. 

Muitos moradores de imóveis próprios relatam ainda a tranquilidade para investir em móveis planejados. No caso de casas e apartamentos alugados, os moradores preferem não comprar esse tipo de mobília, já que a remoção e o transporte dessas peças em caso de mudança são complexos e bastante caros. No caso de imóveis próprios, o preço dos móveis planejados pode ser incluído no valor da venda – caso o comprador deseje, um dia, trocar de casa ou apartamento.

Por último, mas não menos importante, quem decide investir em um imóvel próprio não precisa se preocupar com regras e normas impostas pelo locatário. A possibilidade de ter ou não um animal de estimação no imóvel, por exemplo, é uma das questões mais comuns em casos de locação, o que pode gerar problemas para o locador.

Desvantagens da compra

As desvantagens da compra de um imóvel estão relacionadas, principalmente, às questões financeiras. Isso porque quem tem o sonho da casa própria precisa se planejar bem antes de investir em um negócio desse porte.

Custos com financiamentos, impostos e taxas podem atrapalhar a vida financeira de qualquer pessoa, que, para evitar transtornos e problemas, precisa prever as eventuais situações. 

Outro problema relatado por moradores de imóveis próprio está relacionado a problemas e reparos nos imóveis, já que tudo é de responsabilidade do comprador. Em locações, ao contrário da compra, a responsabilidade é do locatário, que precisa resolver os problemas o mais rápido possível.

Se você deseja comprar um imóvel para investir seu dinheiro, também precisa saber que o investimento depende do mercado imobiliário. Isso significa que, de tempos em tempos, a situação imobiliária do País pode mudar e seu imóvel pode valorizar ou desvalorizar.

Vantagens do aluguel

Apesar de não ser a opção favorita dos brasileiros, alugar um imóvel também possui vantagens. A principal vantagem do aluguel está na possibilidade rápida de mudança. Isso significa que, caso você precise deixar seu imóvel atual por algum motivo, é fácil e rápido encontrar uma casa ou apartamento para alugar.

Além disso, ao contrário da compra, você não precisa se preocupar com a valorização ou desvalorização do imóvel. Neste sentido, outra vantagem está relacionada à reformas e reparos na casa ou apartamento: tudo é de responsabilidade do locatário. No caso de imóveis próprios, todos os custos são direcionados ao comprador.

Desvantagens do aluguel

Como citamos anteriormente, também existem desvantagens no aluguel. A principal delas é a falta de liberdade de escolha, já que o locador fica submetido a regras e normas definidas pelo locatário. Quebras de contrato, variações no preço do aluguel e de taxas e a proibição de algumas atitudes – como ter um animal de estimação – são situações comuns que podem trazer prejuízos e constrangimentos aos locadores.

Como decidir?

A escolha entre comprar ou alugar um imóvel não é tão simples quanto parece. Em primeiro lugar, você precisa considerar quais são suas condições financeiras. Se forem boas, a melhor opção é a compra. Além disso, essa negociação se apresenta como mais a indicada para famílias que prezam pela liberdade – seja esta relacionada ao imóvel ou às regras e normas.

Contudo, se você não se importa em obedecer às regras estabelecidas por outra pessoa, a locação pode ser uma boa opção. Apesar disso, é necessário considerar se sua família não considera realizar reformas no imóvel, que precisam sempre ser acordadas com o locatário.

No Jardim Acapulco, todos os imóveis foram pensados e construídos para famílias selecionadas que buscam conforto, comodidade, sofisticação e bem-estar. Seja qual for a sua escolha, o loteamento oferece excelentes opções para sua família.

Conheça a Edmundo Imóveis

Seja para comprar ou alugar um imóvel no Jardim Acapulco, você pode contar com o excelente trabalho da Edmundo Imóveis, imobiliária especializada em negociações de imóveis de alto padrão. Com profissionais altamente capacitados e experientes, a Edmundo Imóveis pode te ajudar a escolher a melhor opção.

Além de ter mais possibilidades na forma de pagamento – como financiamento, à vista ou parcelado – uma imobiliária especializada te oferece mais segurança no fechamento do contrato, seja este de compra ou de locação.

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra qual é a melhor opção para sua família viver no luxuoso Jardim Acapulco!

Comprar ou alugar casas no Jardim Acapulco? Veja 5 pontos para considerar