Entender bem como funciona um contrato de locação por temporada vai evitar dores de cabeça da sua parte para poder curtir bons momentos em família com tranquilidade! Afinal, encontrar um bom lugar para ficar temporariamente pode valer muito mais a pena do que experiências entediantes com hotel e demais alternativas.

Porém, como tudo na vida, é preciso ter as informações e os direcionamentos corretos. Sem isso, fica mais difícil tomar decisões acertadas e usufruir de um bom imóvel de temporada. Se quer descobrir como é o contrato de aluguel por temporada a fim de fazer boas escolhas, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Como funciona esse mercado?

O mercado de aluguel por temporada funciona sob a lógica de um proprietário poder ofertar um imóvel a um locatário pelo período máximo de 90 dias com o direito de cobrar a quitação dos valores de antemão.

Como o custo-benefício da locação por temporada costuma ser muito superior a outras experiências mais comuns como hotéis, hospedagem colaborativa e demais modelos existentes hoje, essa alternativa acaba sendo uma opção bastante procurada por quem quer o melhor ao passar férias com a família ou mesmo ter um espaço só seu em uma viagem a trabalho.

Devido à qualidade que os imóveis de temporada geralmente oferecem, é um mercado bem interessante tanto para quem aluga quanto para quem permanecerá temporariamente nessas propriedades. Como o mundo tem mudado em uma velocidade nunca vista antes, é normal existirem diversas alternativas de hospedagem e haver uma certa confusão sobre como cada uma delas funcionam.

Se quiser espaço, conforto e privacidade para você e sua família quando vão viajar juntos, considere o aluguel por temporada entre suas principais opções. Pesquisando um pouco sobre esses imóveis, você verá o quanto pode valer a pena.

Quais os principais direitos e deveres do locador ao firmar contrato de locação por temporada?

Querendo ou não, contar com uma imobiliária que possa lhe dar todo o apoio e direcionamento esperado pode ser de grande valia. Dizemos isso porque ter que negociar diretamente com o proprietário sempre acaba caindo em uma relação de confiança que pode ser incerta. Quando você tem alguém intermediando e garantindo que se trata de um negócio sério e seguro as coisas tendem a ser muito mais tranquilas.

Algumas pessoas, por acharem que estão economizando ao evitar o auxílio profissional, acabam entrando em negociações inseguras e que mais tarde podem trazer problemas a elas logo em um momento que deveria ser de paz e descanso como as férias.

Considere ainda que contar com uma imobiliária significa a possibilidade de encontrar de antemão os melhores imóveis de temporada para você e sua família, simplificando e facilitando bastante a busca que você teria que fazer por si próprio sem garantia de sucesso. Todavia, independentemente de todo esse auxílio, é preciso estar atento a algumas regras e obrigações que fazem parte das atribuições do locador. Veja abaixo!

Entregar imóvel em boas condições

É da obrigação do locador entregar o imóvel que utilizou pela temporada em boas condições. Isso significa que se foi entregue uma casa de praia em perfeito estado para você mas no meio do processo algum dano acontece e você não procura solucionar aquilo — como avisando à imobiliária do ocorrido e avaliando o que deve ser feito —, então você pode estar quebrando uma das regras primordiais do contrato.

Como o contrato é um documento legal, você deve estar ciente que não dar a devida atenção a esse fato pode trazer consequências que devem ser evitadas por meio da conduta correta. Isso não significa que você vá aproveitar menos o aluguel por temporada por conta desse fato, mas que fará parte das suas responsabilidades como locador ter o devido cuidado.

Pagar despesas extras

Sabe aquela velha máxima do “leia antes de assinar”? Pois bem, atenção ao que está sendo oferecido, não suponha nada que não foi expressamente esclarecido em contrato. Se não fala que tem internet na casa mas você supôs que sim, lamentamos, mas se realmente quiser ter esse tipo de serviço terá que encontrar outra forma para utilizá-lo.

Da mesma forma, se o contrato especificar que determinado serviço não faz parte do aluguel, não adiantará você cobrar isso do proprietário. Por mais esse motivo, contar com uma imobiliária é uma boa ideia a fim de que ela lhe adiante e esclareça todos os pontos do contrato de aluguel por temporada daquele imóvel.

Cumprir regras

Para além dos cuidados básicos com a estrutura da casa e o que está dentro dela e foi disponibilizado para seu uso e da sua família, existem ainda algumas regras extras que estarão relacionadas ao condomínio do qual o imóvel de temporada faz parte. Alguns pontos que poderíamos destacar nisso estão a seguir.

Festas e horários

Obviamente, se você alugou e vai permanecer nele com sua família, terá liberdade para celebrarem momentos juntos e curtirem o imóvel. Porém, como em qualquer outro ambiente habitacional, horários que desrespeitam regras do condomínio, como som alto depois das 22 horas, podem ser impedidos em nome do bom convívio entre todos.

Animais de estimação

Existem condomínios que aceitam animais de estimação sem muitas restrições. O segredo é avaliar de antemão quais as regras a serem seguidas a fim de evitar desgastes ou ir contra qualquer ponto determinado pelo contrato de aluguel por temporada.

Mais uma vez, a intermediação de uma imobiliária nesse processo pode orientar a ter maior clareza do que pode ser feito e lhe ajudar a encontrar o lugar ideal que atenda os seus interesses e da sua família.

Limpeza

Pode parecer óbvio demais e talvez por isso mesmo seja importante ser enfatizado: não vá se esquecer da limpeza do imóvel. Se você alugou da pessoa certa e com um contrato bem redigido, sabe que receberá a casa limpa e em perfeitas condições para ser usufruída por todos. No momento de devolver o imóvel, lembre-se de retornar ao ponto em que ele foi encontrado.

Entrada de visitantes

Enquanto você estiver na casa de temporada, poderá aproveitar de algumas facilidades oferecidas pelo condomínio. Porém, a entrada de visitantes é restrita na maioria dos casos. Isso tem a ver justamente com a segurança dos demais moradores que podem ver na chegada constante de novas pessoas uma ameaça à paz e tranquilidade existentes ali.

Considere que você e sua família também são parte dessa harmonia e serão bem-vindos onde forem ao compreenderem essa questão. Esse é mais um dos aspectos que podem constar em contratos de locação por temporada em imóveis que estão dentro de condomínios.

Quais cuidados devem ser tomados para fechar um contrato de aluguel por temporada?

Pesquise bastante antes de fechar o contrato

Não pense em alugar uma casa simplesmente porque achou o espaço bonito ou porque o preço parece bom. Pesquisando um pouco mais, talvez você encontre algo melhor e perceba que o que parecia bom não estava à altura do que você está procurando.

Hoje na internet já são muitos os sites que auxiliam as pessoas nessa busca e até mesmo comparam preços entre uma opção e outra. Não seja precipitado e procure planejar a sua viagem com antecedência.

Essa é a primeira dica que deve ser mencionada antes de falarmos diretamente sobre o contrato de locação. Se você não cumpriu essa etapa, não adianta ir para os passos seguintes.

Verifique a idoneidade do anunciante

Conforme dissemos, o meio online é uma das principais formas de buscar um imóvel para aluguel de temporada, e é natural que você não conheça pessoalmente aquele locatário. Por isso, é importante utilizar sites especializados ou mesmo buscar uma imobiliária que já tenha algum respaldo nesse mercado para ter mais tranquilidade.

Por meio dos comentários e do formato de avaliação disponibilizado pelo site, é possível ter uma boa ideia de com quem está lidando.

Procure também ligar para a pessoa e ter uma conversa sem compromisso com ela para ver se sente confiança com quem está negociando. Se conhecer alguém que já alugou com aquele locatário, melhor ainda — essa pode ser uma excelente fonte de informação!

Conheça a localização do imóvel

Quando dissemos para você, pesquisar bem antes de pensar em fechar um contrato é justamente pelo fato de que o imóvel no qual você e sua família estarão hospedados temporariamente pode ser determinante na qualidade dos momentos de descanso que terão juntos.

Vamos imaginar, por exemplo, que vocês estejam planejando ir para o litoral e o principal objetivo dessa viagem é desfrutar ao máximo a praia. Alugar um imóvel que esteja longe da praia e com poucas opções de transporte certamente será um desgaste que você não vai querer passar.

O número de cômodos e a qualidade das instalações também será um diferencial — até mesmo o serviço de Wi-Fi pode ser uma vantagem.

Por essas e outras, avalie a localização do imóvel e o que ele oferece internamente. Alguns quesitos benéficos de estar em um bairro com boa infraestrutura são:

  • fácil acesso a meios de transporte — ônibus, táxi ou mesmo a rapidez em ser atendido por um serviço privado por meio de aplicativo;
  • possibilidade de ir a padarias, supermercados e restaurantes sem percorrer longas distâncias;
  • proximidade a clínicas ou hospitais para eventuais contratempos.

Quando fazemos uma viagem em família, devemos buscar o máximo de conforto, segurança e tranquilidade para que desfrutemos de bons momentos. Um imóvel bem localizado certamente contribui em todos esses aspectos.

Atente aos itens que devem estar no contrato

Agora vamos falar sobre os itens que devem constar no contrato para que você esteja amparado legalmente. Alguns pontos primordiais são:

  • nome, RG e CPF;
  • nacionalidade;
  • estado civil;
  • profissão;
  • endereço completo com rua, número, bairro, CEP, cidade e estado no qual está domiciliado.

Você também deverá fornecer os mesmos documentos para garantir a legalidade do contrato. Caso seja feito de forma independente, ou seja, sem o auxílio de uma imobiliária, é preciso ter o cuidado de verificar se tudo o que foi combinado verbalmente está colocado no texto do acordo e se enquadra nas determinações legais.

Um dos exemplos disso é o fato de que, com a presença de uma imobiliária, é realizado um laudo de vistoria do imóvel, o qual protege tanto o locador quanto o locatário de quaisquer imprevistos. É exigido também um cheque caução ou uma pré-reserva no cartão de crédito para evitar surpresas desagradáveis ao locador. Vale dizer ainda que o prazo máximo para um contrato de locação é de 90 dias.

De qualquer forma, existem alguns itens ou cláusulas que você precisa observar:

  • objeto do contrato, que especifica as características físicas e o endereço do imóvel alugado;
  • uso do imóvel, que estipula a finalidade e as restrições de seu uso — geralmente dedicado apenas àquelas pessoas diretamente ligadas ao locatário;
  • obrigações do locatário, que determina os cuidados quanto às regras do condomínio e demais questões necessárias para o bom uso do imóvel;
  • valor do aluguel, que esclarece o valor a ser pago pelo período no qual o locatário estará naquela propriedade;
  • prazo, que estipula por quanto tempo o imóvel estará disponível para o inquilino;
  • multa, no caso de atrasos no pagamento — ficando previamente acordado o valor da multa;
  • condições gerais, que fala da validade do contrato e das demais condições que ainda não tenham sido esclarecidas.

Lembre-se que é sempre mais fácil e seguro contar com o apoio de uma imobiliária, já que dificilmente você saberá por conta própria qual é a validade de certas questões que podem aparecer em um contrato. Não deixe que a máxima do “barato sai caro” determine o insucesso da sua viagem.

Verifique se a oferta foi cumprida

Não basta assinar o contrato se a oferta não for cumprida. Por isso, é importante ressaltar mais uma vez que contar com a intermediação de uma imobiliária pode evitar desgastes em um momento que seria de lazer e descanso.

Isso acontece porque a imobiliária que é séria no serviço que oferece não abrirá espaço para locadores com condutas comprometedoras. A empresa saberá muito bem quais imóveis incluir na sua cartela, a fim de oferecer apenas as melhores opções à clientela.

Mesmo se um problema ocorrer, até por falta de entendimento de algumas das partes — do locatário ou do locador —, a empresa saberá esclarecer os direitos e deveres de cada um com base em argumentos legais, que vão além de interesses individuais.

Inclusive, em situações como essas, não existe nem mesmo a necessidade do locador e do locatário entrarem em contato direto um com o outro. Ficará a cargo da imobiliária resolver qualquer impasse que possa surgir. Em uma situação de férias, é claro que isso se torna uma grande vantagem e comodidade para busca um aluguel de temporada.

Como você pôde ver, são muitos os tópicos aos quais se deve estar atento no momento de fechar um contrato de locação por temporada para curtir bons momentos com a família. Agora que tem as informações certas, mude a forma como tem lidado com essa questão e conte com a ajuda de profissionais especializados a fim de facilitar todo esse processo para você.

Se gostou de saber quais os cuidados com o contrato de locação por temporada, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você.

Contrato de locação por temporada: quais os cuidados com esse documento?