Decorar uma casa é deixar o ambiente com a nossa cara e ainda trazer conforto. E a sua casa de praia também precisa ter aquela decoração que acolhe, mas por ser em região litorânea, temos que pensar em alguns detalhes importantes.

Por conta da maresia, há a necessidade de optar por peças que sejam mais duradouras. Os cômodos também devem ser fáceis de limpar, já que sempre levamos aquela areia da praia para dentro de casa, não é mesmo?

Se você deseja investir na decoração da casa de praia, continue a leitura deste post. Vamos apresentar 7 dicas infalíveis para o lar dos sonhos. Confira!

1. Aposte em cores na decoração

A tinta utilizada na casa também faz parte da decoração e deve combinar com os móveis. Se você prefere cores mais neutras, aposte em tons pastel, que geram leveza e lembram as fibras naturais que combinam com o clima de praia.

Outra coloração muito bonita que pode compor a sua casa é o tom de azul, pois remete muito ao mar e pode complementar uma decoração náutica, que tem tudo a ver com o litoral. Você conta com uma infinidade de opções, uma delas é combinar com cores em tom pastel e também o tradicional branco.

Ah, não podemos nos esquecer dos temas florais, principalmente folhagens, que proporcionam um ar mais tropical e podem ser combinados perfeitamente com as cores indicadas acima. Outra alternativa é colocar papel de parede com esse tema em um espaço onde você deseja destacar um cômodo, e pode completar com móveis e objetos que estimulam boas lembranças, seja de uma viagem, seja de momentos inesquecíveis vividos na casa.

2. Utilize artesanato local

Artesanato combina muito bem com casa de veraneio, apostar em produtos feitos de croché, sisal e madeira é um modo de aliar o conforto à simplicidade, pois são de material natural. Tais elementos lembram a praia e o mar.

Outra vantagem de investir em artesanatos locais é movimentar a economia da região, principalmente consumindo de pequenos artesãos. Geralmente os objetos são constituídos com matéria-prima proveniente da natureza, como conchas e búzios, acompanhando os outros materiais citados acima. Você terá uma peça exclusiva e ajudará a manter as raízes do local.

Aposte em decorar o quarto e a sala com esses objetos, porque são lugares que precisamos de aconchego e tranquilidade, e tais cômodos harmonizam muito bem com o material utilizado nessas peças.

3. Priorize o uso de móveis rústicos

Móveis de madeira combinam com o clima de praia, são mais resistentes e duram por mais tempo que a mobília de metal, desgastada rapidamente com a maresia. Você pode optar por móveis que tenham fibra natural e itens que sejam do mesmo material, dessa forma sua casa fica com a cara da praia e do verão.

Antes de comprá-los, pesquise sobre a qualidade dos produtos e se realmente são resistentes à maresia. Além disso, como já dissemos, é importante comprar aqueles que sejam mais fáceis de limpar, pois como a casa é de veraneio, o acúmulo de pó será mais frequente, devido ao fato de não ter alguém sempre presente.

Para complementar um design rústico com cara do litoral, utilize bancos de madeira, painéis, mesas e cadeiras, tanto para a área externa quanto interna.

4. Opte por revestimentos lisos

Sempre escolha revestimentos lisos, pois é sinônimo de fácil limpeza. Esse tipo de revestimento não junta tanta sujeira, visto que geralmente tem pouca textura e porosidade, tais características tornam a limpeza mais difícil e podem até trazer alergias, já que há concentração de poeira.

Por isso, analise o material dos tipos de piso desejados em sua casa e entenda a função necessária deles em cada ambiente. Por exemplo, aplique pisos antiderrapantes — porcelanato ou cimento queimado — onde há mais circulação de pessoas.

Em banheiros, espaço mais úmido da casa, implemente pastilhas, pode ser com algum tom que combine com o restante da decoração. As dicas mais acima sobre cores de tintas também podem ser aplicadas para isso.

5. Evite o uso de tapetes pesados

Tapetes não são uma boa alternativa para casas de praia, a não ser que você os retire antes de sair e guarde em local arejado. Os tapetes acumulam muita poeira e ainda podem juntar areia, assim o cuidado com a limpeza deverá ser redobrado.

Caso você realmente queira usar tapetes em sua decoração de casa de praia, escolha aqueles mais leves, eles podem ser de fibras naturais para que não vire um depósito de impurezas.

É possível utilizar tapetes menores, colocados no pé da cama ou nas laterais, empregar passadeiras na cozinha — não se esqueça de adquirir uma que seja antiderrapante —, tapetes maiores que ornem com a decoração da sala, e o que a sua mente mais desejar.

Ah, um detalhe muito importante: para uma higienização adequada, aplique o aspirador de pó, além de seguir o passo a passo do tipo do material, pois, dependendo do produto de limpeza, pode danificar os tapetes.

7. Utilize itens personalizados na decoração de casa de praia

As dicas anteriores são ótimas, e elas combinam muito bem com esta última recomendação. Empregue todas elas e também aposte em itens que imprimam a sua personalidade, assim a sua casa de praia terá sua identidade.

É possível colocar uma luminária com um design diferente, usar almofadas com cores e estampas que combinem com o estilo tropical sem perder a essência, além de separar um espaço para aquele móvel antigo de família.

O que combina muito bem também são vasos na decoração, com sofás e cadeiras confortáveis, ainda mais se você tiver uma área externa. No verão, é quando geralmente passamos mais tempo na casa de veraneio, então aposte em cadeiras e poltronas confortáveis e resistentes simultaneamente, pois elas ficarão em área exposta.

Com tais dicas, você vai conseguir realizar uma decoração de casa de praia bonita e de acordo com a sua cara, primando pelo conforto e pela praticidade. Aplique essas sugestões e confirme!

Esperamos que tenha gostado das dicas deste post para decoração da casa de praia. Aproveite e fique por dentro das tendências de decoração de 2020.

Decoração de casa de praia: 7 dicas infalíveis