A tecnologia chegou à área imobiliária e, atualmente, é possível contar com diversas facilidades promovidas pelo estilo high-tech também no conforto do lar. É por esse motivo que as pessoas mais antenadas buscam saber o que é automação residencial e a vantagens de sua implantação.

As chamadas smart TVs são os exemplos mais comuns de reunião da tecnologia em um só aparelho, que podem ser comandadas pelo celular ou por pequenos controles remotos. No entanto, nesse universo há uma diversidade de equipamentos prontos para melhorar (e muito) a vida dos moradores.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba sobre todos os detalhes da automação residencial. Vamos lá!

O que é automação residencial?

A automação residencial é a integração das diversas tecnologias existentes em casa. Com ela, as tarefas cotidianas que antes eram de responsabilidade dos moradores se tornam automáticas e, com isso, muito mais conforto é criado no ambiente. 

O seu controle também pode ser exercido a partir de um aparelho eletrônico, como um celular ou um tablet. Imagine alterar as luzes do quarto, a temperatura do ar-condicionado e o canal da TV com apenas um controle? É justamente esse o objetivo da automação residencial.

Uma de suas maiores características é ser flexível. A partir das necessidades de cada residência, as melhores escolhas de automação podem ser geradas: se você mora em uma casa, pode ser uma boa ideia instalar luzes no exterior que se acendem automaticamente com a abertura do portão ou da porta de entrada.

Maçanetas digitais, liberadas a partir de senhas, também podem ser adaptadas a apartamentos, aposentando o molho de chaves. Solte a imaginação e aproveite o que a automação residencial tem a oferecer.

Como a automação residencial funciona e como é implantada?

A automação residencial funciona a partir de uma central, com os dispositivos conectados por meio de rede Wi-Fi. Como precaução, uma rede 3G também pode estar presente, para evitar a interrupção dos serviços caso haja alguma variação na internet. 

Os aparelhos de controle e os acessórios — como sensores de movimento, webcam ou detectores de fumaça — precisam ser emparelhados à caixa central, por meio de uma etapa de validação. Depois, basta que o usuário configure o sistema de transmissão de avisos: em caso de emergências ou detecção de presença em casa, é possível receber SMS, e-mail ou, ainda, contato telefônico.

O seu funcionamento pode ser de forma automática, no qual as luzes se acedem a partir de determinada hora, as persianas são abertas e fechadas em períodos definidos ou o aquecedor é ligado no horário noturno, por exemplo. 

Da mesma forma, todas as operações podem ser controladas pelos usuários, a partir dos aparelhos eletrônicos configurados e validados na central. Por isso, é possível verificar as câmeras da residência à distância, bloquear as maçanetas eletrônicas e apagar todas as luzes de casa com apenas um clique.

Quais os benefícios de investir em automação residencial?

A maior característica do investimento em automação residencial é, sem sombra de dúvidas, a praticidade. Ter o controle de tudo o que ocorre em sua residência apenas por meio do aparelho celular é um sonho que pode ser tornar realidade.

Contudo, existem alguns grandes benefícios que merecem destaque. Veja quais são eles.

Segurança 

Na sociedade atual, a segurança é item imprescindível para quem quer morar com tranquilidade — principalmente para quem vive em família. Por isso, o conforto de saber quem entra em sua residência é uma proteção e tanto para os seus filhos.

Da mesma forma, as luzes automáticas ou detectores de presença são avisos importantes que geram conforto para quem vive sozinho. Mesmo em um apartamento ou casa em condomínio, reforçar a segurança é sempre uma boa ideia. Utilize a automação residencial e não se arrependa.

Economia 

Se engana quem pensa que a automação residencial significa gastos de altas quantias de dinheiro. Isso porque é possível determinar os horários de permanência das luzes acesas ou, ainda, do funcionamento do aquecedor de água em certas épocas do ano.

O resultado é verificar as contas mensais reduzidas. Coloque no papel e compare os gastos: o que antes parecia distante, pode fazer parte de sua residência e auxiliar na diminuição dos custos. Seu bolso agradece.

Comodidade

A comodidade é característica daquilo que gera conforto e bem-estar — por isso, esse benefício engloba todos os outros anteriores. É bastante confortável chegar em casa e já contar com o ambiente climatizado, por exemplo, em um dia de extremo calor.

Da mesma forma, poder fechar as persianas do quarto sem precisar levantar da cama auxilia em períodos de descanso. Se você deseja morar em um lar confortável e tecnológico, a automação residencial é o item ideal para a sua residência. 

Como elaborar um projeto de automação residencial?

A automação residencial segue alguns procedimentos padrões. Por isso, não é difícil elaborar e colocar em prática esse projeto. Utilize o checklist abaixo para dar início ao projeto de sua residência:

  • escolha quais ambientes você deseja automatizar;
  • defina quais sistemas serão automatizados, como controle de temperatura, iluminação, detecção de fumaça, controle da televisão, entre outros;
  • procure profissionais de confiança e solicite orçamentos;
  • aguarde a elaboração de um projeto de seu agrado. Depois de autorizado, acompanhe a realização da obra;
  • verifique a instalação dos equipamentos e a programação do sistema de controle;
  • usufrua de todos os benefícios da automação residencial.

Simples, não é? A automação residencial é uma grande vantagem que ganha cada vez mais força no mercado. Use a tecnologia como sua aliada e garanta o lar dos sonhos para toda a família! 

Não é difícil entender o que é automação residencial e quais são as vantagens que ela pode gerar para todos os moradores. Depois de verificar o seu funcionamento, a sua implantação e os benefícios cotidianos, solicite a elaboração de um projeto ​de automação residencial e não se arrependa!

Gostou das nossas dicas sobre o uso da tecnologia no conforto do lar? Siga-nos nas redes sociais e veja outros posts como este. Estamos no Facebook, InstagramYouTube, Twitter e Pinterest

Descubra aqui o que é automação residencial