Conhecer mais sobre o estilo Neoclássico pode te inspirar para grandes ideias na arquitetura de sua casa. Afinal, essa é uma das formas mais belas, tradicionais e exuberantes na construção de edifícios e monumentos que pode ser adaptada para a projeção do seu imóvel.

Se ficou curioso para descobrir mais sobre esse estilo arquitetônico, continue a leitura. Você verá porque essa é uma das arquiteturas mais marcantes na história da humanidade.

O que é, onde e quando surgiu o estilo Neoclássico?

O estilo Neoclássico surgiu na segunda década do século XVIII e durou até início do século seguinte. Sua inspiração veio da arquitetura greco-romana que estava sendo redescoberta naquele período por toda a Europa Ocidental. A partir daí, diversos artistas e arquitetos passaram a se inspirar nas obras que estavam sendo reveladas nas escavações e demais pesquisas que surgiam na época, renovando o repertório europeu que foi intitulado de neoclássico.

Por meio dele, grandes obras foram feitas como o Panteão de Paris, o Museu Britânico e a Fachada da Basílica de San Francisco di Paola na Itália.

Quais são as principais características do estilo Neoclássico em casas?

Obviamente, a beleza do estilo Neoclássico foi adaptada para diversas casas de alto padrão com fachadas exuberantes marcadas por grandes colunas, formas regulares, geométricas e simétricas, como o topo triangular tão comum nesse tipo de construção.

A utilização de materiais nobres como granito, pedras, mármore e madeira é outro aspecto que ressalta nesse caso. A presença de abóbadas, arcos e outras formas que remetem às edificações greco-romanas também são comuns.

Um toque especial para residências que adotam esse estilo é a adoção de bustos, estátuas e demais monumentos que emulam esse caráter suntuoso do período clássico. Certamente, uma pedida e tanto para a sua casa.

Quais os exemplos de construções no estilo Neoclássico no Brasil?

Com o sucesso feito na Europa e a expansão do estilo Neoclássico para outras partes do mundo, essa forma de entender e aplicar a arquitetura chegou também ao Brasil. Diversas construções importantes em diferentes pontos do país adotaram essa arquitetura como a ideal para representar esse período por aqui.

Alguns dos principais exemplos que podem ser citados são:

  • Santa Casa do Rio de Janeiro;
  • Museu da Caixa (São Paulo);
  • Pinacoteca de São Paulo;
  • Palácio da Liberdade em Curitiba;
  • Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.

São várias as obras e edificações que poderiam ser mencionadas, já que o estilo Neoclássico foi bastante influente no mundo todo. O importante é que você perceba como pode ser utilizado em seu imóvel e ter uma arquitetura incrível para sua casa.

Como pode ver, essa forma de projeção e construção é bastante diferenciada e única. Quem investe em um projeto desse tipo consegue ter um resultado impressionante no imóvel. Agora que já sabe disso, dê um passo à frente e procure estar em um local que possa te oferecer uma arquitetura como essa.

Se gostou de saber mais sobre o estilo Neoclássico de casas, compartilhe nosso post nas suas redes sociais. Mais pessoas precisam conhecer o diferencial dessa arquitetura a fim de aproveitar os resultados que isso pode trazer ao imóvel!

Saiba mais sobre o estilo Neoclássico de casas