Seja na compra, venda ou aluguel de uma propriedade, é muito comum que você negocie com um corretor, pois ele representa uma das figuras mais presentes e atuantes no mercado imobiliário. No entanto, por não saberem exatamente o que faz o corretor de imóveis, muita gente acaba construindo uma imagem distorcida sobre ele.

O nosso objetivo com o post de hoje é resolver esse equívoco, demonstrando o papel desempenhado por esse profissional e a importância que ele tem para o mercado imobiliário. Acompanhe!

Por que o corretor de imóveis é tão importante?

Para o mercado em geral, esse profissional é quem impulsiona os resultados. Isso acontece porque ele atua com foco em resolver problemas e diminuir a burocracia envolvida nos processos, aumentando o número de negócios fechados.

Para os interessados na compra, venda e aluguel, o corretor pode dar todo o suporte técnico e jurídico necessário para facilitar o fechamento de acordos, passando muita segurança e tranquilidade aos envolvidos na negociação.

O que faz o corretor de imóveis, de fato?

Como muita gente não conhece o papel exato de um corretor de imóveis no Brasil, separamos as principais funções desempenhadas pelo profissional abaixo. Confira!

Avalia as propriedades para alugar e vender

Quem não tem conhecimentos e experiência no ramo imobiliário pode enfrentar muita dificuldade na hora de avaliar o valor de uma propriedade. Como isso é fundamental para determinar o preço de compra e venda, além do aluguel, o corretor de imóveis deve auxiliar nesse momento, pois sabe como fazer isso com precisão.

Ele não considera apenas os preços de outras casas e apartamentos da região, mas também o estado de conservação, metragem, vantagens e desvantagens da localização, cenário econômico atual (quanto o mercado está disposto a pagar) etc.

Intermedeia a negociação entre as partes

Diferentemente do que acontece na compra ou aluguel direto com o proprietário, quando o advogado particular tende a pender mais vantagens para o lado dele, o corretor de imóveis age em seu benefício.

O corretor busca intermediar a negociação de forma neutra, encontrando soluções que deixem ambos os lados satisfeitos com o acordo fechado. Ou seja, ele visa o “ganha-ganha” e não o “ganha-perde”, como acontece em muitos casos.

Além disso, o profissional pode atuar como o comunicador principal entre as partes, o que ajuda a preservar a boa relação comercial dos envolvidos na negociação.

Cuida da parte burocrática do negócio

Sabe aquela parte chata que você precisa resolver, como tirar cópias de documentos, consultar registros em cartórios, abrir uma análise de crédito e elaborar contratos? Então, tudo isso pode ser facilmente resolvido pelo corretor imobiliário.

Como ele já tem experiência no assunto e visa agilizar o fechamento do negócio, não perde tempo e vai direto aos lugares certos. Além disso, ele auxilia em todos os trâmites legais e contratuais do negócio, redigindo e registrando os documentos.

Busca as melhores oportunidades

Outra função vital de um corretor de imóveis é a busca que ele faz para encontrar a casa ou apartamento ideal por você. Para isso, ele usa um banco de dados próprio e de outras imobiliárias da região, considerando sempre o perfil e exigências do comprador e do locatário, para localizar as opções mais adequadas possíveis.

Dessa forma, você pode economizar horas e até dias com a pesquisa, recebendo somente as ofertas daquilo que realmente almeja na região desejada.

Quais são as vantagens de contar com esse profissional?

Agora que você já conhece as funções mais importantes que são desempenhadas pelo corretor imobiliário, descubra as principais vantagens que você pode obter ao contratar os seus serviços!

Oferece auxílio com a documentação

Não importa se você pretende vender, comprar ou alugar um imóvel, o volume de documentos envolvidos no processo é grande. Alguns precisam ser originais, outros podem ser cópias autenticadas e outros ainda podem ser somente cópias simples. Além disso, há aqueles que precisam ser emitidos na hora, como uma CND (Certidão Negativa de Débitos).

É nessa hora que o serviço de um corretor de imóveis faz toda a diferença, pois, dependendo do negócio que você está fazendo, ele passa a lista exata de todos os documentos que você vai precisar para finalizá-lo.

Passa maior segurança e tranquilidade

O corretor imobiliário não tem a intenção de favorecer mais um lado que o outro em uma negociação. Ao contrário disso, ele busca a imparcialidade com foco na lei. Isso é muito importante para garantir os direitos e deveres de forma equilibrada para ambos os lados envolvidos no processo.

Consequentemente, locadores, locatários, compradores e vendedores se beneficiam da segurança proporcionada pela relação comercial, tendo muito mais confiança na hora de assinar o contrato e tranquilidade depois disso.

Ajuda a economizar tempo

Com a maior parte burocrática sendo assumida pelo corretor nos processos de locação, compra e venda de imóveis, os envolvidos na negociação, independentemente do lado, podem economizar muito tempo.

Na maioria dos casos, as oportunidades podem ser buscadas e o negócio fechado sem a necessidade de você sair de casa ou do trabalho, recebendo toda a assistência comercial e jurídica de forma remota, pela internet, como acontece no contrato digital.

Auxilia na análise de crédito

A falta das informações certas e a forma como elas são especificadas podem influenciar na obtenção do crédito para um financiamento imobiliário. Esse é um dos maiores motivos de pedidos negados pelas instituições financeiras.

Porém, ao contar com o apoio de um corretor de imóveis, você terá auxílio no preenchimento de dados nos formulários impressos ou digitais dos bancos, agilizando o processo de análise e obtendo a tão sonhada aprovação do crédito.

Como encontrar um corretor de confiança?

Achar um corretor de imóveis que o faça sentir seguro e confiante na negociação não é uma tarefa difícil. Geralmente, eles trabalham para as incorporadoras, construtoras e imobiliárias, ou estão atrelados a elas de alguma forma.

Então, a questão principal é encontrar uma empresa confiável do ramo imobiliário, pois ela é que vai disponibilizar o profissional certo. Considerando que o atendimento prestado pelo corretor representa a empresa, quem se preocupa com a imagem dificilmente contratará um profissional ruim.

Com este post, esperamos ter respondido à pergunta sobre o que faz o corretor de imóveis. Então, não corra mais riscos tentando fazer tudo sozinho. Conte com o apoio desse profissional e faça negócios mais rápidos e seguros.

Pronto para começar? Entre em contato com a Edmundo Imóveis agora mesmo e solicite o seu suporte!

O que faz o corretor de imóveis? Aprenda aqui!