Plantas são sinônimos de aconchego e conforto, e os benefícios vão além. Elas têm o poder de umidificar e purificar o ar, assim como ajudar na concentração, criatividade e até na saúde mental por meio do relaxamento.

Se deseja complementar a decoração da sua casa de praia, utilize as plantas para encher o ambiente de vida. Você pode optar por plantas mais funcionais, que limpam o ar, caso seja na área interna, ou espécies adaptadas ao clima mais tropical para a área externa.

Quer saber como usar plantas na decoração dos ambientes? Então continue a leitura deste post, vamos apresentar 4 dicas para auxiliar você nas escolhas. Confira!

1. Conheça sobre as plantas

É de suma importância contar com informações relevantes para comprar as plantas certas para a sua casa de praia. É preciso saber o local onde elas ficarão — externo ou interno —, os cuidados necessários — muita rega ou não —, qual o tipo de clima que preferem — tropical ou outros —, entre outros fatores que devem ser analisados.

Existe uma regra básica que pode ser aplicada para saber qual o ambiente mais adequado para cada tipo de planta. Assim, plantas com folhas pequenas e de tonalidade mais clara são adequadas para ambientes mais ensolarados, enquanto plantas com folhas mais largas e um tom mais escuro requerem mais sombra.

2. Opte por plantas mais resistentes

Como será para a decoração da sua casa de praia, um local em que você e sua família não estão sempre presentes, opte por plantas que não requeiram regas frequentes, nem muitos cuidados.

Por mais que você tenha alguém que possa cuidar delas, a frequência não será a mesma que se estivesse em casa. Pode considerar como sugestões as plantas e flores abaixo:

  • para áreas internas: begônias, bromélias, orquídeas, espada-de-são-jorge e jiboias;
  • para áreas externas: cicas, palmeiras, cactos, heras, dasilírios, murtas, rosas do deserto e babosas.

3. Tenha plantas e flores adequadas ao clima

Dependendo da região em que a sua casa na praia está localizada, você deve escolher plantas que se adéquem ao tipo de clima do litoral.

Por exemplo, em estados localizados no sul do país, que têm um clima subtropical, a temperatura é mais fria do que em regiões mais ao norte. Por isso, vale a pena investir em plantas que não precisem de muito sol e calor.

4. Combine com a decoração da sua casa

As plantas na decoração deixam o ambiente mais leve, ainda mais se elas complementarem outros elementos, como as fibras naturais utilizadas em objetos ou cortinas. Ainda, é possível utilizar estampas de folhagem que permitam criar uma harmonia com as plantas do interior da casa.

As plantas na decoração são elementos essenciais para deixar sua casa de praia mais harmoniosa e agradável. Tomando os cuidados necessários e escolhendo plantas compatíveis com o tipo de ambiente e o clima da sua região, você conseguirá mantê-las saudáveis, proporcionando um ambiente mais natural a toda a família.

Gostou dessas dicas? Aproveite para conhecer a cor pantone 2020 e harmonizá-la com as plantas da sua casa!

4 dicas de como usar plantas na decoração