Quando o assunto é praia paradisíaca, muitas pessoas logo pensam nas águas do Nordeste do país. No entanto, as praias do litoral paulista são belíssimas e mais acessíveis para quem vive na região de São Paulo.

Com praias para todos os gostos, é possível fazer uma viagem incrível em família, amigos ou, simplesmente, para aproveitar as ondas desse lugar repleto de ótimas opções.

Se você está escolhendo o próximo destino, continue a leitura e conheça as principais praias do litoral de São Paulo. Vamos lá?

Prainha Branca (Guarujá)

A Prainha Branca reúne tranquilidade e natureza em um só local. Isso porque, para chegar ao destino, é preciso fazer uma trilha de, aproximadamente, 15 minutos. Como ela tem nível fácil, também é apropriada para famílias com crianças.

O início da trilha é próximo à balsa para Bertioga: para quem chega de carro, basta deixar o veículo em um dos diversos estacionamentos da região e seguir as indicações das placas.

Como a Prainha Branca é repleta de pousadas, hotéis e campings, é possível buscar o local mais adequado ao perfil do viajante. Visite a Prainha Branca e se apaixone!

Enseada (Bertioga)

Com calçadão, parque infantil, jardim, ciclovia e uma área utilizada para eventos, a praia da Enseada apresenta uma estrutura completa. Ela também é de fácil acesso, considerando que está localizada no centro de Bertioga — se estendendo até o bairro do Indaiá.

Para quem tem bebês e crianças, a indicação é o chamado cantão do Indaiá, local ainda mais tranquilo. Como o mar também não é agitado, não há surfistas na água, garantindo ainda mais segurança aos pequenos.

Deixe o carro no estacionamento e, antes de retornar, aproveite a infraestrutura com duchas próximas e banheiros limpos.

Praia do Cedro (Ubatuba)

Com mais de 100 praias, Ubatuba é um ótimo destino para quem deseja aproveitar mar, sombra e água fresca. Partindo da cidade de São Paulo, é possível chegar à Ubatuba em, aproximadamente, 2 horas e 50 minutos, já que a distância entre as duas cidades é de 223 km.

Para chegar à Praia do Cedro, é preciso fazer uma trilha, o que acaba deixando o local mais tranquilo — por ser de nível fácil, é possível aproveitar a natureza já durante caminho. Já para quem deseja ter uma aventura diferente, uma dica é chegar ao local de barco.

A Praia do Cedro apresenta um mar calmo e águas claras, tornando possível a diversão com snorkel. Aproveite para ver peixes e outros animais marinhos pelo local.

Riviera de São Lourenço (Bertioga)

Riviera de São Lourenço é um bairro nobre de Bertioga que foi 100% planejado justamente para aliar conforto e comodidade para moradores e visitantes. 

Com uma infraestrutura excelente, é possível aproveitar a praia sem preocupação em levar comidas e bebidas: diante da diversidade de barracas e restaurantes, o viajante conta com opções de qualidade.

Para chegar à Riviera e aproveitar o seu mar calmo, utilize a Rodovia Rio-Santos. Com apenas 120 km de distância a partir da cidade de São Paulo, a viagem tem duração aproximada de 2 horas. Bastante acessível, não?

Bonete (Ilhabela)

Ilhabela é um dos locais mais famosos do litoral paulista, considerando a incrível quantidade de belas praias em uma só cidade. Para chegar ao local, é preciso pegar uma balsa, o que torna necessário um pouco mais de planejamento com horários e cuidados para evitar o trânsito.

Bonete está situada ao sul de Ilhabela e, por ser habitada pela comunidade caiçara, preserva suas raízes e cultura tradicional. O seu mar também é bem agitado, pela localização frente ao mar aberto, e muita vegetação pode ser encontrada no local.

Por isso, o Bonete é muito procurado por quem prefere aventura e uma diversão mais selvagem. Para chegar à praia, conte com lanchas ou canoas boneteiras, que deixam o viajante nas areias de Bonete.

Também é possível fazer a trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela: com uma duração de 3 a 6 horas, o esforço vale a pena. Pelo caminho, aproveite para se refrescar nas águas das cachoeiras da Laje e do Areado.

Maresias (São Sebastião)

Maresias é sinônimo de agito, surfistas, jovens e muita badalação. Com um mar agitado, areia fofa e ótima infraestrutura de barracas e restaurantes, o local é bem preparado para receber turistas e moradores que aproveitam a alta temporada.

Se a ideia é aproveitar o mar, fique atento às ondas fortes: Maresias é um dos pontos preferidos dos surfistas justamente por esse detalhe. Tanto é que, no local, diversos campeonatos de surf acontecem. Gabriel Medina, por exemplo, foi revelado na cidade de Maresias.

Para aproveitar a noite, a casa noturna Sirena é o nome mais forte na região, com festas regadas à música eletrônica. No entanto, também existem diversos bares com música ao vivo e ótimos restaurantes pela orla. Caminhe pela região e aproveite.

Castelhanos (Ilhabela)

Castelhanos é a praia preferida da turma off road, justamente porque o seu acesso principal se dá a partir de uma trilha de 15 km, passando pelo Parque Estadual Ilhabela.

Para ter acesso ao parque, é preciso contar com um veículo 4×4: com um caminho de terra, subidas e descidas e uma paisagem incrível, o viajante aproveita cada minuto desse trajeto.

Também é possível fazer a trilha com moto, bicicleta ou, até mesmo, caminhando — se você decidir pela última opção, contrate um guia e evite transtornos.

Ao chegar em Castelhanos, aproveite a areia branca e o mar azul. Como o local conta com restaurantes e barracas, é oferecida uma ótima infraestrutura ao viajante.

Barra do Una (São Sebastião)

Barra do Una é um destino único em São Sebastião por um incrível detalhe: a partir do encontro das águas do Rio do Una com o mar, é possível encontrar um ótimo trecho para navegação.

Como resultado, a região fica repleta de iates, jet-skis, lanchas e outras embarcações. Praticantes de stand up paddle e canoagem também são vistos por lá, considerando o mar com poucas ondas para a prática do esporte.

Para quem deseja aproveitar em família, a proximidade ao Rio do Una também é mais um diferencial. Isso porque é possível alternar a diversão entre água doce e salgada.

O acesso para chegar à Barra do Una é feito pela Rodovia Rio-Santos (BR-101). A partir do centro de São Sebastião, dirija 57 km e chegue ao seu destino.

Se você deseja contar com ótimos momentos com pé na areia e água salgada, conheça as praias do litoral paulista e se encante. Quem visita a região não se arrepende! Boa viagem!

Gostou de conhecer as principais praias do litoral paulista? Gostaria de mais alguma informação? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em responder a sua solicitação!

Conheça as principais praias do litoral paulista