Talvez muitos não soubessem, mas o Jockey Clube de São Paulo ainda possuía uma edificação a ser desvendada. O ambulatório é um belo exemplar do estilo Art Déco paulistano dos anos 1940, mas o estado de deterioração não permitia apreciar os detalhes do edifício assinado pelo francês Henri Sejous (1897-1975). Em processo de restauração, capitaneado pela Casa Cor, o espaço recebe os 70 ambientes da mostra entre 17 de Maio e 10 de Julho de 2016.
Os espaços foram desenvolvidos por profissionais consagrados e cerca de 30 jovens talentos – e o ecletismo bem-vindo que pauta a mostra não para por aí. Afinal, o passado está presente em um repertório que passeia pela escola alemã Bauhaus, do inicio do século 20, segue pelo Art Déco dos anos 1930 e chega ao design brasileiro das décadas de 1940 a 1970, com forte acento modernista.
Uma referência atual convocada em alguns projetos é o estilo escandinavo, que cultiva a claridade natural e o traçado minimalista, além de cores suaves. O uso de dois tons, em particular, chamam a atenção: o rosa seco e o verde água, bastante utilizados no período modernista.
Outro conceito contemporâneo é a sustentabilidade, bem representada em projetos modulares ou que buscam reaproveitar materiais e dispor racionalmente dos recursos naturais, além de conservar as belezas originais do prédio com o mínimo de intervenção e resíduos. Estas e outras inspirações se encontram em Casa Cor São Paulo, programa imperdível para os amantes de arquitetura, design e decoração.
Quando: 17 de maio a 10 de julho de 2016
Horário de Funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 21h; sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h; domingo das 12h às 20h
Onde: Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 775
Para saber mais: www.casacor.com.br