Se você tem um imóvel no litoral ou está pensando em adquirir um, já deve saber dos efeitos nocivos que o contato com o salitre — elemento existente na maresia — pode causar nos móveis do lar, não é mesmo? Por esse motivo, é importante saber equilibrar eficiência e estilo na hora de escolher a decoração da sua imóvel praiano. 

Nesse post, vamos explorar as melhores formas e os materiais mais adequados para se utilizar em uma casa ou apartamento no litoral. Você verá que existem excelentes opções e alternativas que vão ao interesse do seu gosto ao mesmo tempo que são resistentes o suficiente para suportar as condições climáticas. Se quer aprender mais, continue lendo e acompanhe as informações a seguir.

Os melhores móveis para casa de praia

Quando falamos em móveis para casa de praia, devemos pensar não só nos que ocuparão o ambiente interno do imóvel, mas também naqueles que estarão em locais abertos, como varandas e sacadas. Afinal, é natural que habitações próximas ao mar desfrutem de um bom espaço externo, e você, obviamente, vai querer aproveitar desse espaço com móveis bonitos e adequados ao clima. Confira alguns aspectos importantes para você estar atento!

Tipos de material

O primeiro item ao que se deve estar atento é o tipo de material utilizado nos móveis da sua casa de praia. Afinal, não basta ser bonito se não for resistente. Como, hoje, as opções têm sido cada vez mais vastas no mercado, não é difícil encontrar algo que combine estas duas características importantes: estética e durabilidade. A seguir, vamos explorar as melhores alternativas.

Fibra sintética

Não se engane pensando que a fibra sintética tem uma feição artificial e pouco atrativa. Esse produto feito de diferentes materiais naturais tem um resultado incrível na peça final. Inclusive, diversos móveis de fibra sintética se assemelham a peças rústicas e podem mesmo dar esse efeito agradável às casas de praia.

Outros elementos importantes dessas peças são:

  • resistência à luz e ao calor: ideal para ambientes externos, não danifica e nem cede facilmente ao sol constante ou mesmo à chuva;
  • qualidade do material: não quebra nem se contorce facilmente;
  • durabilidade: não perde a cor e nem aceita a aderência de manchas, mantendo-se intacto por um bom tempo.

Metais inoxidáveis

De todos os metais inoxidáveis, o mais indicado para uma casa de praia é o aço. Isso se deve ao feito de ele ser o mais durável e resistente às pressões climáticas, que podem ser bastante agudas em cidades litorâneas do Brasil — como Fortaleza, que tem a segunda maresia mais forte do mundo, perdendo apenas para a do Mar Morto.

Por isso, contar com o material certo faz toda a diferença. Existem boas opções de móveis de aço que trarão conforto, beleza e durabilidade às suas escolhas de decoração. 

Madeira

A madeira, além do seu próprio caráter rústico, também resiste muito bem à maresia, combinando estética e resistência material. Porém, não devemos nos esquecer de envernizar os móveis para que, de fato, cumpram sua função e evitar que sejam danificados pela ação ambiental.

O segredo é utilizar vernizes potentes como o Polistem, capaz de impregnar sobre o móvel e trazer uma durabilidade extensa em sua utilização. Com isso, você tem a segurança de que as peças estarão seguras e sendo usadas da forma correta em sua casa de praia.

Pedra  

A pedra é outro material que não cede tão facilmente à maresia. Além disso, dá um toque de charme, elegância e sofisticação difícil de obter com outros materiais. Considere que você não é obrigado a seguir nenhum padrão pré-moldado na decoração do seu lar no litoral e deve pensar em configurar um ambiente que seja do seu gosto e que agrade a família e as pessoas presentes ali.

Peças feitas de ardósia, granito, quartzo — ou mesmo os sofisticados silestone e corian — são uma ótima pedida para quem quer um ambiente elegante e resistente ao salitre.

Estilos

Agora que você já sabe quais são os melhores materiais para móveis em casa de praia, é hora de conhecer os estilos mais agradáveis para esse tipo de habitação. Confira a seguir as principais dicas que separamos.

Tropical

Vamos começar pelo estilo que mais combina com o Brasil e suas praias: a decoração tropical. Nele, você pode agregar diferentes cores e estampas e utilizar plantas que vão trazer a vivacidade e a leveza necessárias que representam bem esse clima. 

As principais cores do estilo tropical são: lilás, verde, azul, rosa, amarelo, branco e bege. O segredo é escolher algumas delas e contrapor com o branco e o bege, que evitam que a casa ganhe uma tonalidade extravagante. 

Para completar, existem ainda as estampas temáticas, que podem ser usadas em cortinas e papéis de parede, por exemplo. Plantas como bromélias, samambaias e palmeiras também ajudam a criar o ambiente certo de acordo com esse estilo.

Boho chic

O estilo boho chic é uma abreviação da expressão bohemian chic, ou seja, uma decoração que une o clima boêmio, mas com um toque de sofisticação em sua casa. É um estilo bastante vivo, como no caso da decoração tropical, mas que bebe da fonte de outras inspirações, sendo elas a indiana, o punk e o hippie.

Em termos de mobília, o estilo boho chic se caracteriza por mesas baixas e redondas, sofás amplos sem apoio e tudo que remeta a um modo de vida mais integrado e comunitário. Com certeza, atende ao objetivo de uma casa de praia, que é justamente quebrar com a rotina comum de uma cidade grande distante do litoral para  ter bons momentos com pessoas queridas.

Rústico

O estilo rústico se caracteriza pela predominância de mobília de madeira ou mesmo fibra sintética com o mesmo aspecto. Combina bem com o clima litorâneo, mas deve se ter o cuidado para não deixar a casa de praia parecendo uma casa de campo. O segredo é equilibrar os tons amarronzados do estilo rústico, mais sóbrios, com cores mais leves como o branco.

Náutico

Quer deixar ainda mais evidente o seu prazer em ter uma casa de praia? Bom, então invista no estilo náutico. Essa decoração se caracteriza pela presença de itens que remetem ao mar: barcos, lemes e cordas de adorno, além da presença marcante das cores azul e branca. Conchas e pedras do mar dentro de recipientes translúcidos sobre os móveis também são uma ótima pedida.

E falando na mobília navy, ela combina muito bem com móveis de madeira ou mesmo de pedra que tenham a superfície branca. O segredo é deixar o ambiente leve e fluído, portanto, nada de exagerar na quantidade de peças nos móveis. 

Como você pôde ver, a escolha de móveis apropriados garante beleza, agradabilidade e durabilidade ao seu investimento, além de evitar prejuízos com trocas constantes de peças deterioradas. Agora que tem as informações certas, aproveite-as da melhor forma e tenha um imóvel exemplar no litoral.

Se gostou de conhecer quais são os melhores móveis para a casa de praia, siga nossas nas redes sociais e continue por dentro do nosso conteúdo.

Quais são os melhores móveis para a casa de praia? Descubra aqui!