No momento de planejar uma casa de praia, um dos aspectos que pode passar despercebido é a iluminação natural do ambiente. Contando com a luz externa, poupa-se mais energia e o lar torna-se mais refrescante e superaconchegante.

Por isso, é essencial que a construção seja pensada com o objetivo de valorizar a luminosidade, priorizando cômodos mais arejados e confortáveis. Qualquer residência pode passar por adaptações no projeto e adquirir inúmeras vantagens com a reforma.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra como é possível aproveitar a iluminação natural na sua casa de praia. Acompanhe!

Quais são as vantagens da iluminação natural?

A luz natural é um dos motivos de se construir em cidades litorâneas, e um imóvel que conta com boa luminosidade traz inúmeras vantagens a curto, médio e longo prazo. Quando bem projetada, a casa de praia oferece conforto térmico independentemente da incidência direta ou não do sol.

Além disso, o surgimento de mofo, causado pelo excesso de umidade, é mínimo quando a casa recebe a iluminação adequada. Ainda, a economia de energia elétrica e a sustentabilidade gerada fazem com que o consumo dos recursos seja melhor priorizado. E, sem dúvidas, a habitação ganha também em relação ao conforto, pois os ambientes tornam-se mais ventilados e arejados.

Como aproveitar a iluminação natural da casa de praia?

É importante considerar que a luz do sol, da manhã e da tarde, pode influenciar em algumas decisões de um projeto residencial. Deve-se observar, por exemplo, a posição do imóvel e o tanto de luz que ele recebe em cada cômodo. No hemisfério sul, geralmente as casas voltadas para o norte recebem mais luminosidade ao longo do dia.

Naturalmente, de manhã o sol é menos intenso e a sensação térmica é mais confortável, e à tarde, ao contrário, a temperatura tende a sofrer elevação. Por isso, é essencial analisar o imóvel em diferentes horários para entender em quais períodos o ambiente fica mais aquecido e iluminado.

A seguir, confira algumas ideias para que a luz seja melhor aproveitada na sua casa de praia.

Escolha cores claras

Aposte, sempre que possível, em cores claras para os cômodos. O branco, por exemplo, vai ajudar a aumentar a quantidade de luz natural disponível, fazendo com que o espaço torne-se mais vivo e maior do que realmente é. Essa opção oferece vantagens para a edificação, uma vez que o custo investido tende a ser pequeno.

Instale grandes vitrais

Os vitrais são espécies de vidraças que dão um toque único na casa de praia. Além de tornar a limpeza muito mais simples, essas peças propiciam maior entrada de ar, mantendo o ambiente arejado até mesmo nos dias mais quentes. Eles podem ser utilizados, de preferência, na sala e varanda, garantindo uma boa iluminação para os cômodos de maior circulação.

Opte por paredes de vidro

Atualmente, muitos imóveis contam com paredes que dividem e separam os espaços. Mas saiba que elas não precisam, necessariamente, predominar em seu projeto. Utilizar paredes de vidros, por exemplo, vai fazer com que a luz seja melhor distribuída pela casa de praia. Sem contar que a decoração também ganhará um toque de beleza e requinte.

Utilize superfícies brilhantes e refletoras

Instalar objetos espelhados, polidos ou que tenham superfícies brilhantes promove maiores pontos de exposição solar na casa. Nesse caso, a luz é refletida e multiplicada até chegar ao interior dos cômodos. Você pode, por exemplo, utilizar espelhos e móveis prateados ou dourados, sempre em locais estratégicos.

Como visto, contar com a iluminação natural nos ambientes oferece inúmeras vantagens para o aconchego da sua casa de praia, não é mesmo? Lembre-se de que é essencial analisar todos os fatores que compõem o imóvel, antes de fechar qualquer negócio. Assim, certamente sua família ganhará muito mais qualidade de vida!

Se você gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto, siga-nos na redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn.

Saiba como aproveitar a iluminação natural da casa de praia