Fazer aplicações em imóveis é um investimento tradicional. Isso ocorre devido à alta rentabilidade e a garantia que o dinheiro está seguro, não estando exposto a riscos do mercado que outros investimentos estão.

Apesar da crise econômica e política que o Brasil viveu, o mercado financeiro do país já olha pelo retrovisor toda a instabilidade vivida. Em 2018 já começamos a percorrer um caminho de saúde econômica e em 2019 provavelmente encontraremos o melhor momento de investir em imóveis.

Acompanhe o texto abaixo e descubra as projeções que estão sendo feitas no mercado imobiliário para 2019 e saiba se haverá alta rentabilidade em seu investimento.

Como foi o mercado imobiliário em 2018?

2018 foi o ano da recuperação. Aos poucos os indicadores foram crescendo, mostrando a retomada da rentabilidade no setor de imóveis. Para os investidores, esse é o momento ideal. Aproveitar a reta final da crise para ganhar dinheiro.

Nesse ano, podemos perceber a recuperação analisando os seguintes parâmetros: o crédito voltou a ficar mais acessível, impactando positivamente a compra e venda de imóveis. Houve uma diminuição gradual nos estoques das imobiliárias e construtoras.

No segundo trimestre do ano, conforme publicou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o produto interno bruto (PIB) brasileiro variou 0,2%, frente ao primeiro trimestre, sendo o sexto resultado positivo. Essa estatística resultou em um aumento positivo na geração de empregos e aumento de rendas, impactando diretamente o mercado de imóveis.

Como fazer da crise uma oportunidade?

As atividades imobiliárias são as primeiras a sofrerem com a crise, mas esse cenário beneficia quem quer e pode investir em imóveis no momento. Com uma queda abrupta no setor de construção civil, os preços diminuem e há uma desvalorização da moeda brasileira. O valor dos imóveis caem mais de um terço.

Como vimos, o país já está se recuperando, mas ainda encontramos boas oportunidades. O Brasil ainda enfrenta sequelas da crise, por isso é possível encontrar imóveis com o preço abaixo do mercado ou conseguir aquela propriedade ideal para investimento com um desconto superior ao esperado.

Lembre-se de que é apenas aproveitando o momento certo e não perdendo oportunidades que terá uma alta rentabilidade em um investimento seguro como o de imóveis.

Valorização do mercado imobiliário

A crise no setor imobiliário no final de 2014 até 2016 foi uma das mais profundas e longas. Em 2017 houve uma desaceleração no ritmo de queda, e em 2018 já começamos a visualizar uma compensação e um retorno da renda, interrompendo a queda desse setor que aconteceu nos últimos anos.

Ficou evidente o crescimento do mercado imobiliário após a aquecida de 2018, e já podemos prever um desenvolvimento ainda maior na valorização dos imóveis em 2019. Essa retomada aconteceu devido à queda da inflação e ao aumento da rentabilidade dos imóveis, voltando a ser novamente um dos melhores investimentos. Um novo setor que está em expansão são as casas em condomínios de luxo, que proporcionam autonomia e privacidade sem abrir mão da segurança.

Imóveis são um investimento seguro?

Usar o dinheiro poupado ou conseguir crédito para fazer aplicações em imóveis é o mais tradicional e popular investimento do mundo. Isso ocorre devido à alta rentabilidade e a segurança do investimento. Trata-se de um patrimônio físico e palpável, que não pode ser roubado ou perdido.

Pode ser um investimento a curto, médio e longo prazo, dependendo do retorno financeiro esperado pelo investidor. Uma das principais características dessas propriedades, que as diferencia de outros investimentos, é que seu proprietário não fica refém eternamente de especialistas em mercado financeiro para fazer o dinheiro investido render.

O dinheiro aplicado em um imóvel nunca é perdido, pois está em um mercado que cresce e sempre tem um público interessado. A diversificação no investimento também é algo que chama a atenção dos investidores. É possível investir em diferentes sítios de imóveis, como os de luxo, que costumam ter uma alta rentabilidade, devido ao grupo restrito. Também chamam a atenção dos investidores residências com estilos singulares, como casas neoclássicas e em localizações privilegiadas.

Como me preparar para investir no mercado imobiliário?

Organize suas finanças

Organizar as finanças pode ser mais complexo do que parece. Para conseguir ter dinheiro suficiente para fazer um bom investimento, é necessário que você e sua família estejam preparados para manter a saúde financeira da casa mesmo quando o imóvel não estiver alugado.

Deve-se entender que apesar dele ter uma alta rentabilidade, possui ainda baixa liquidez. Ou seja, a família não poderá depender da venda do imóvel, pois quando vendido às pressas, costuma sair por um valor abaixo do preço de mercado.

Conheça o mercado

O mais vantajoso do mercado imobiliário é comprar quando os imóveis estão em baixa e vender quando se valorizam. Para isso, é importante estudar e conhecer bem o assunto. Procure por profissionais e imobiliárias experientes e com renome para não sofrer com eventuais imprevisibilidades do mercado e principalmente para avaliar bem o imóvel no momento da compra ou venda. Só assim não perderá dinheiro.

Trace um planejamento

Antes de começar saindo por aí investindo em qualquer imóvel, é importante ter metas e preparar-se para tirar do seu investimento a maior renda possível. Para isso, verifique o local da propriedade, analise todas as possibilidades. O aluguel para temporada, por exemplo, tem expressivo faturamento, mas sofre com as variações de mercado com as épocas.

Planeje o tempo que você precisa para ter o retorno do investimento e as responsabilidades trazidas pelo novo negócio. Verifique o seu tempo e disposição para cobrar aluguéis e cuidar da propriedade. Caso não se sinta preparado para assumir essas obrigações, busque por profissionais da área.

Para conseguir agregar mais valor ao imóvel, é importante estar atento às oportunidades. O momento de investir para ter alta rentabilidade é agora. Descubra regiões que estão com preços de imóveis acessíveis para você e aplique o seu dinheiro em um bom investimento.

O ano de 2019 está vindo com tudo, e o mercado oferece as melhores oportunidades. É possível ter mais dinheiro e tempo para aproveitar com a família.

Se gostou das nossas dicas, conheça mais sobre os benefícios mais usados nas residências, como a aplicação da sustentabilidade em casa.

Será que o mercado de imóveis terá alta rentabilidade em 2019?