O mercado da decoração de imóveis está em constante mudança: em cada temporada, são lançadas novas maneiras de combinar móveis e cores. Para acompanhar essas mudanças, é preciso ficar de olho nas tendências de decoração para 2020.
Se você deseja utilizar métodos eficientes e criativos em sua residência, basta procurar o que há de novo no mercado. É possível contar com dicas incríveis para montar os mais diversos tipos de ambientes.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja quais são as tendências de decoração para 2020. Vamos lá!
1. Tons terrosos
Como é possível prever a partir de seu próprio nome, os tons terrosos são cores associadas com a terra, como o marrom, verde escuro, amarelo, bege, mostarda, cáqui e areia.
Como cada uma dessas cores conta com diversas tonalidades, quem decora o ambiente consegue compor cômodos incríveis. Se a ideia é criar ambientes confortáveis e mais associados ao tipo de decoração rústico, mantenha apenas tons terrosos nas paredes e nos móveis.
Já a combinação das cores associadas à terra com o preto e branco compõem um ambiente mais sofisticado. Ao passo que o preto cria um cômodo mais fechado, o branco funciona quando a ideia é proporcionar mais iluminação.
Mesclar tons terrosos e cores puxadas para o roxo também funciona muito bem, principalmente quando a intenção é criar um ambiente moderno e descolado.
2. Tom sobre tom
O uso desse recurso cria ambientes sofisticados e atemporais. Isso porque o tom sobre tom é uma tendência que dificilmente sai do mercado de decoração de imóveis.
O tom sobre tom nada mais é do que escolher uma cor para decorar o ambiente e usar outros tons da mesma tonalidade para implementar a decoração. Ou seja, se a ideia é utilizar o azul nas paredes, os móveis e almofadas, por exemplo, também deverão contar com a cor azul.
O resultado do uso do tom sobre tom é um ambiente elegante e confortável. No entanto, é preciso ficar atento com a escolha de cores frias para esse fim: o cinza e o preto podem acabar tornando o ambiente sem vida. Como solução, invista em itens de decoração ou pontos de cores no cômodo.
3. Cozinhas monocromáticas
Apesar da decoração com apenas uma cor, a cozinha monocromática pode ser sinônimo de um ambiente vibrante e moderno. Nesse tipo de recurso, tudo vai depender do tom escolhido para decorar o ambiente.
A escolha dos armários também é um ponto de destaque nas cozinhas monocromáticas. Eles podem acompanhar o estilo de preferência de quem decora, auxiliando a criação de um ambiente romântico, rústico ou moderno.
Já para quem prefere suavizar a decoração, o branco pode ser usado como um trunfo. Se aplicado em apenas alguns pontos, como cadeiras ou gavetas, o resultado final fica bem interessante e, ao mesmo tempo, a ideia de cozinha monocromática não é deixada de lado.
4. Utilização de elementos naturais na decoração
Elementos naturais na decoração surtem um efeito incrível quando o assunto é a composição de um ambiente acolhedor. Por isso, se a sua ideia é criar um lar aconchegante, fique de olho nessa tendência.
Ao mesmo tempo, a utilização de elementos naturais na decoração tem forte relação com o desenvolvimento sustentável. Ou seja, você decora a sua residência sem agredir o meio ambiente. Interessante, não?
Como exemplos de elementos naturais, podemos citar:
- móveis de madeira de demolição;
- peças feitas de rattan, uma fibra trançada;
- plantas e jardins verticais;
- iluminação natural.
Os móveis de madeira e as peças de rattan funcionam bem para a composição de um ambiente rústico, ao passo que a iluminação natural vai bem em qualquer estilo de decoração.
Usar plantas e jardins verticais também é uma tendência para 2020, considerando a versatilidade desse item em qualquer tipo de ambiente. Conte com plantas pela casa e, para deixar a varanda ainda mais bonita, invista em um jardim vertical. O resultado é um ambiente elegante e aconchegante.
5. Estampas na decoração
As estampas na decoração são muito utilizadas em diversos tipos de ambiente, justamente por serem consideradas coringas nesse ramo: almofadas, pequenos móveis e armários podem contar com diferentes estampas.
Caso a intenção seja montar um ambiente aconchegante com tom sobre tom, usar itens de decoração com estampas é uma ideia para diminuir a seriedade do cômodo.
Já se a ideia é montar uma sala bastante moderna, use e abuse de cores e estampas vibrantes: mesclar tons terrosos com o roxo e objetos estampados é sucesso na certa.
Faça um planejamento do tipo de ambiente que você deseja criar em seu lar para, então, partir para a escolha de cores e estampas dos itens decorativos.
6. Muro de fotos
O muro de fotos é um item que, além de deixar a residência bastante aconchegante, torna o lar especial. Contar com fotos da família, amigos, viagens e momentos vividos pelos moradores é um grande privilégio.
Por isso, além do tradicional muro de fotos feito de alumínio, a tendência é montar esse item nas paredes ou nos corredores do imóvel. Ele pode ser elaborado a partir de porta-retratos de diversas formas e tamanhos, funcionando, também, como um item de decoração.
O muro de fotos também pode ser mais simples, a partir da confecção de um pequeno varal: basta contar com cordas ou cordões mais finos, fixá-los na parede e adicionar as fotos com pequenos prendedores.
Escolha o tipo de decoração a ser usado em sua residência, solte a imaginação e revele as fotos mais especiais para você e sua família.
Se está planejando decorar o seu imóvel, é essencial saber as tendências de decoração para 2020. Conte com as nossas dicas e crie ambientes incríveis a partir de tons terrosos, tom sobre tom, cozinhas monocromáticas, elementos naturais, estampas na decoração e o mural de fotos. O resultado? Uma residência única e incrível! Bom trabalho!
Gostou de conhecer as tendências de decoração para 2020? Curta, agora, a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos sobre decoração de imóvel e o mercado imobiliário.