Se você vem buscando formas de como escolher e usar vaso decorativo na sua casa, saiba que chegou a hora de entender melhor como fazer isso de forma acertada. Afinal, a variedade de vasos e também de estilo de decoração e arquitetura de uma casa é extensa, e entender como combinar uma coisa com a outra faz toda a diferença nessa questão.

Como há uma grande variedade de vasos decorativos no mercado e que podem ser usados com ou sem planta, é essencial que você entenda como utilizá-los a fim de trazer charme e elegância para o espaço. Se quer descobrir como, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

1. Escolha vasos elegantes e ricos em detalhes

Se o assunto é decoração, ter cuidado na hora de escolher o vaso é tarefa número um nesse processo. Afinal, se você comprar um material como esse sem pensar se vai ambientar bem com os demais elementos do seu lar, ou nem mesmo sabe que tipo de decoração adotar, certamente correrá o risco de adquirir um vaso que não combina com a sua casa.

Para resolver essa questão, você pode partir de duas perguntas bem simples, sendo elas:

  1. Em qual cômodo da casa esse vaso estará?
  2. Qual a decoração adotada naquele cômodo?

Sabendo quais são seus objetivos com esse material, fica bem mais fácil acertar na hora de escolher vasos elegantes e ricos em detalhes. Os de temática chinesa (com grafia típica e tons vivazes) são um exemplo. Existem ainda os que seguem o estilo clássico de tom dourado e formato arredondado, passando a ideia de luxo e elegância. Se for um vaso que será usado para se destacar no ambiente, então é essencial que os detalhes cumpram essa função e ele seja realmente capaz de adicionar um tom especial à sua casa.

2. Na sala de jantar o vaso pode ser colocado diretamente no chão

Algo que traz bastante elegância ao ambiente e que é usado em ambientes decorativos é colocar o vaso diretamente no chão na sala de jantar. Geralmente, isso é feito com vasos grandes que podem ser utilizados com ou sem planta e também com muitos detalhes ou não.

O que vai determinar os aspectos do vaso será mais uma vez o ambiente no qual ele está. Se sua sala de jantar é bem ornamentada, então é provável que um vaso igualmente mais chamativo possa combinar. Porém, se esse importante cômodo da sua casa segue um tom mais sóbrio, então é uma boa pedida que o vaso possa harmonizar com esse estilo também. São muitas as opções e possibilidades, aproveite para escolher bem e fazer o melhor uso delas.

3. Podem ser usados com plantas ou não

Existe uma infinita variedade de vasos que podem ser usados com ou sem plantas. No tópico anterior, dizíamos sobre os grandes vasos que são utilizados no chão da sala de jantar e que podem ter planta ou não. Na verdade, isso se aplica a todos os casos que já dissemos e ainda vamos dizer aqui nesse post.

Tanto em vasos mais tradicionais quanto nos formatos modernos com design quadrados ou retangulares em tons brancos e cinza, por exemplo, é possível fazer o uso de plantas para tornar o objeto mais atrativo. Sobretudo, se existem poucas plantas em sua casa, utilizá-las estrategicamente em um dos vasos pode destacá-los ainda mais e dar um aspecto diferenciado ao seu lar.

4. Em ambientes menores opte por vasos menores

Obviamente que nem só na sala de estar ou jantar os vasos podem ser usados, e em ambientes menores (como banheiros e quartos) o mesmo continua valendo. Porém, lembre-se de escolher tamanhos que sejam adequados para esses cômodos da sua casa.

Dizemos isso não só por uma questão decorativa, mas também por uma motivação prática. Afinal, um vaso grande demais em um local menor ocupará muito espaço e poderá dificultar a presença de outros objetos que são úteis para aquela parte da casa.

Por isso, saiba equilibrar bem onde usar vasos menores e, caso utilize plantas neles, cuide sempre da poda e também do tamanho da planta a ser cultivada ali. Com essas precauções, fica bem mais fácil acertar na decoração e aliá-la à ideia de praticidade na sua casa.

5. Formato do vaso

Como adiantamos rapidamente em um ponto anterior desse post, são muitos os formatos de vasos adotados atualmente. Os mais modernos tendem a seguir modelos quadrangulares ou retangulares em cores mais sóbrias que passam a ideia de elegância, praticidade e modernidade. Porém, os vasos mais tradicionais em formato arredondado e cores douradas e amadeiradas continuam importantes e adotados nos mais diversos lares e ambientes.

Vale lembrar ainda dos vasos vietnamitas, excelentes para jardins com seu formato em bacia e com espaço suficiente para cultivo de plantas. Colocados de forma suspensa também causam um efeito incrível na área externa da casa, e é disso que vamos falar a seguir.

6. Vasos em ambientes externos

São muitas as formas de utilizar vasos em ambientes externos. Alguns preferem a forma clássica, com grandes vasos em formatos arredondados com plantas na varanda ou área de entrada da casa. Outros, em imóveis com piscinas, por exemplo, podem obter um efeito incrível e até mesmo exótico, com os vasos vietnamitas ao redor e colocados de forma suspensa nas áreas próximas à piscina.

É possível também utilizar os vasos em ambientes externos sem planta. Apenas lembre-se de que, se forem vasos pequenos e pouco chamativos, dificilmente se destacarão entre os vários elementos que costumam compor a amplitude da área de fora de uma casa. Equilibre isso a fim de obter o efeito desejado.

7. Locais do imóvel em que os vasos podem ser colocados

Não existem limites em relação a onde colocar os vasos. O mais importante e que destacamos ao longo de todo esse conteúdo é que você saiba harmonizar o tipo de vaso, com planta ou não, em cada espaço escolhido. Principalmente no caso de cômodos pequenos ou locais nos quais a decoração é mais sóbria, e você deve tomar cuidado para não colocar um vaso demasiadamente chamativo.

Com as informações apresentadas nesse post e com a devida prudência, certamente você conseguirá configurar o seu lar da forma como deseja com esse material tão especial na ornamentação de uma casa. Aproveite que agora já sabe o que fazer e mude a forma como tem pensado essa possibilidade.

Se gostou de conhecer essas 7 dicas de vaso decorativo mas ainda quer esclarecer algum ponto, deixe seu comentário. Será um prazer te ajudar a fazer isso de forma acertada.

Vaso decorativo: veja 7 dicas de como escolher e usar na sua casa