Se você é uma das pessoas que sonham em ter uma casa na praia e está planejando o investimento, deve ficar atento ao estilo arquitetônico da propriedade. Não importa se vai construir do zero ou reformar um imóvel já existente, o modelo certo pode contribuir de várias maneiras para a satisfação de toda a família. Mas você sabe como fazer essa escolha?
É exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Descubra a partir de agora o que é o estilo arquitetônico, qual a importância dessa decisão e como escolher entre tantas opções. Acompanhe!
O que é estilo arquitetônico?
Um estilo arquitetônico representa o reflexo de uma sociedade atual e pode variar entre épocas da história e regiões do planeta. Os estilos sofrem alterações gradativas conforme o tempo passa e grande parte disso se dá pela influência cultural de um povo em dado momento da história, que acrescenta ou exclui características peculiares às construções.
Por exemplo, o gótico no Brasil representa variações do gótico espanhol, que é uma variação do gótico escandinavo e assim por diante.
Qual a importância dessa escolha?
Cada estilo arquitetônico oferece uma gama de possibilidades diferentes aos moradores da residência, a escolha certa não só impactará o conforto e aconchego da família, como também a valorização do imóvel a médio e longo prazo. Sendo assim, espaços podem ser criados para traduzir a visão do arquiteto naquele momento.
Além disso, o estilo arquitetônico deve ser inteligente, pensado para proporcionar frescor durante o dia, aquecimento durante a noite e durabilidade à estrutura. Por isso, você deve avaliar os pontos positivos e negativos de cada projeto antes de autorizar o início das obras.
Como escolher o estilo arquitetônico ideal para uma casa de praia?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância de escolher o estilo arquitetônico para a sua casa na praia, veja o que considerar para não errar!
Conheça os principais estilos arquitetônicos
Existem muitos estilos arquitetônicos que você pode escolher, mas também pode criar o seu, adaptando algumas ideias e incluindo peculiaridades próprias ao projeto. Isso será mais fácil com a ajuda de um arquiteto inspirado. Nesse caso, dê uma olhada nos principais estilos ao redor do mundo para encontrar a inspiração que precisa.
A arquitetura clássica, por exemplo, é representada por características adotadas nas construções do império romano. O gótico já é mais recente, sendo visto na França do século X, o estilo moderno apareceu no século XX com muitos vidros e poucas paredes, o minimalista é mais atual com ambientes mais “clean” (limpos e vazios), entre outros.
Avalie as consequências de cada escolha
Além do gosto pessoal, você deve avaliar se o projeto com o estilo arquitetônico desejado será possível na região. Portanto, questões como tamanho e características do terreno, desafios estruturais, autorizações legais, incidência de luz solar, calor, frio, maresia e outros fatores devem ser analisados. Também não se esqueça de aliar a decoração com o estilo da casa, de planejar o orçamento e ver se ele caberá no bolso sem que a família precise passar por apertos financeiros durante e após a obra.
Conte com apoio profissional
Escolher o estilo arquitetônico para a sua casa na praia pode ser empolgante, mas é preciso muita atenção para não gerar frustrações no futuro. Então, evite fazer tudo sozinho. Conte com o apoio de uma imobiliária no processo. Assim, receberá consultoria de um profissional experiente na área e pode transferir a maior parte das questões burocráticas para ele resolver.
Como pôde ver, a escolha do estilo arquitetônico para a sua casa na praia é uma das etapas mais importantes do projeto. Então, siga as nossas orientações para garantir tranquilidade e conforto à família por gerações!
Quer saber mais? Curta a Edmundo imóveis no Facebook agora mesmo e fique por dentro do assunto!