Comprar imóveis para alugar se tornou uma boa alternativa de renda no Brasil. Por gerações, isso vem sendo feito por quem deseja ter maior independência financeira e uma vida menos agitada. Mas você conhece os tipos de contratos de locação existentes? Alguns são só para temporadas e outros para períodos mais longos, como o de locação anual. Conhecê-los é fundamental se deseja ter sucesso no ramo.

A locação de 12 meses é a mais praticada no país, mas será que ela realmente é lucrativa? Isso é que pretendemos responder com este post. Então, descubra a partir de agora o que é contrato de locação anual e se vale a pena investir nesse tipo de compromisso!

O que é a locação anual?

O contrato de locação anual representa um acordo firmado entre o locador (proprietário) e o locatário (inquilino), no qual o primeiro entrega o imóvel em perfeitas condições de uso para a pessoa interessada, mediante pagamento de uma mensalidade, denominada “aluguel”.

O período estipulado é de 12 meses (12 aluguéis) sendo que pode haver uma cobrança antecipada de 1 a 3 meses para o inquilino entrar no imóvel. Essa cobrança é uma garantia legal para o locador, e o valor do aluguel permanece fixo até o fim do contrato, podendo sofrer reajustes em casos de renovação.

Apesar de a locação anual ser a mais utilizada no Brasil, existem contratos com períodos mais longos, chegando a 36 meses (3 anos). Também há contratos mais curtos que podem variar entre 3 e 6 meses, a título de experiência, sendo renovado para um ano após a fase experimental.

Além disso, há os contratos de curtíssimo prazo, para a passagem de temporadas. Ou seja, são alugueis de imóveis — casas e apartamentos — para 3 a 90 dias apenas. Nesse caso, a cobrança é feita por diária, como em hotéis.

Como funciona a locação anual?

Quando alguém se interessar em alugar o seu imóvel, o primeiro passo que deve dar é juntar a documentação, sua e do futuro inquilino, para a elaboração de um contrato de aluguel. Uma corretora imobiliária deve auxiliar no processo, oferecendo advogados e pessoal competente que cuide de toda a parte burocrática, o que será conveniente para ambas as partes.

Após o inquilino ler e concordar com todas as cláusulas, deve assinar e ter uma cópia legítima do contrato. Tudo é feito com base na Lei 8245 de 18 de outubro de 1991, que regula esse tipo de prestação de serviço no Brasil.

Quais são as vantagens desse tipo de locação?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um contrato de locação anual, veja por que ele vale mais a pena que a locação para temporadas.

Mobília, decoração e limpeza ficam por conta do locatário

Apesar de muita gente disponibilizar imóveis mobiliados e decorados para a locação anual, isso não é uma regra. Você só tem a obrigação de ceder o espaço para a pessoa morar, com a infraestrutura (paredes, janelas, portas, encanamentos, torneiras, fiações e tomadas) em ótimo estado de conservação e funcionando.

A maioria dos inquilinos possui a sua própria mobília e prefere um imóvel vazio. Caso contrário, terá que se desfazer de tudo. Então, você não precisa se preocupar com isso. A decoração e a limpeza também ficam a cargo do locatário.

Após a locação, não precisa mais ser divulgado

Ao contrário do aluguel por temporadas, os imóveis disponíveis para locação anual não precisam mais ser divulgados até a saída do inquilino atual, que deve ser em um ano. Ou seja, além de reduzir custos com a mobília e decoração, é possível economizar um bom dinheiro e esforço na publicidade.

E tem mais: mesmo tendo um contrato de locação anual nas mãos, não significa que o inquilino deixará o imóvel no fim de sua validade. Há uma grande chance de ele renová-lo por mais um ano, o que resultará em maior tranquilidade e economia.

Gera uma renda fixa mensal

Se o seu propósito é viver de renda e ter independência financeira, saiba que um contrato de locação anual será mais vantajoso. Isso porque ele fornecerá uma receita fixa mensal certa e com menos esforço envolvido. Ou seja, enquanto que no aluguel por temporada as receitas se tornam incertas e trabalhosas para serem conseguidas, na locação anual a fonte de renda é garantida com maior facilidade.

O locatário é bem analisado

No caso do aluguel para temporadas, os interessados não costumam passar por análise de crédito e nem por uma pesquisa de antecedentes criminais, o que coloca em risco os recebimentos, toda a integridade do imóvel e seus pertences inclusos.

Na locação anual, por outro lado, essas análises são feitas com rigor, pois a cautela é levada muito a sério pela corretora imobiliária. Se houver qualquer risco na negociação, a imobiliária avisa o proprietário, que terá todo o direito de recusar o aluguel do imóvel, preservando a segurança do patrimônio.

Há menos custos envolvidos

A locação anual pode render menos no início, mas no longo prazo será compensador, considerando que muitos custos não serão assumidos pelo proprietário do imóvel.

Taxas de condomínio, IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), conta de luz, água, gás, telefone e internet, por exemplo, são de responsabilidade do inquilino, o que não acontece na locação por temporada. Tudo isso deve gerar uma grande economia ao dono do imóvel quando opta pela locação anual.

O contrato é mais amplo

Outra grande diferença do contrato de locação temporária para o de locação anual é que o primeiro não engloba tantos diretos e obrigações. Como se trata mais de uma cobrança de diária do que de um aluguel em si, o serviço se assemelha ao de um hotel, tendo um contrato bem resumido. Isso pode não ser muito bom para o proprietário do imóvel, já que fica mais desprotegido.

Na locação anual é diferente. O contrato é bem mais amplo, abrangendo cláusulas importantes e bem detalhadas sobre diversos direitos e deveres dos envolvidos, o que protege melhor os interesses de ambas as partes.

Como pode ver, alugar casas para ter uma fonte de renda está em alta no Brasil e representa uma boa estratégia para a sua independência financeira. Porém, o que fará toda a diferença no final é a forma como disponibilizará o imóvel. Então, considere as vantagens da locação anual e tenha sucesso no empreendimento.

Pronto para começar? Entre em contato com a Edmundo imóveis agora mesmo e dê o ponta pé inicial no seu projeto!

Afinal, o que é a locação anual e por que optar por ela?