Se você tem uma casa na praia sabe muito bem que, para aproveitar o clima de sol e mar com tranquilidade sempre que desfrutar do local, é preciso mantê-lo em ordem e bem conservado. Afinal, nada mais complicado do que ter que fazer manutenção constante de móveis e outros utensílios da casa muitas vezes prejudicados pelas condições climáticas próprias do ambiente praiano. Além disso, viver em meio a esses recursos fora de conservação pode ser bem desagradável.

A umidade e a maresia — grande quantidade de gotículas de água do mar que formam uma névoa — são as responsáveis pelo desgaste que ocorre em móveis, eletrodomésticos e objetos de metal da casa. Portanto, protegê-los é a melhor forma de preservá-los.

Pensando em ajudar você a manter seu ambiente em bom estado, neste artigo apresentaremos algumas dicas de como cuidar dos móveis da sua casa na praia. Boa leitura!

Limpeza básica

O ideal é limpar os móveis e objetos com um pano limpo, umedecido apenas com água ou sabão neutro. Utilizar outros produtos que têm em sua composição elementos químicos pode contribuir com a ação da corrosão, causada pela maresia.

Os colchões e travesseiros também merecem atenção. Devido à umidade que está presente nas residências litorâneas, o mofo também é vilão nessa história, por isso, faça uma solução de vinagre branco — ou bicarbonato de sódio — com água e borrife diretamente, deixe secar e arrume conforme o costume.

Objetos, móveis ou pisos de madeira

Para conservar melhor esse tipo de material, pode utilizar lustra móveis ou óleo de peroba. Esses produtos criam uma película protetora que mantém seus móveis e objetos protegidos por mais tempo.

Se a sua casa tem piso de madeira, o procedimento é outro: lixar e passar verniz próprio para o piso o mantém com mais brilho e também protegido da maresia. Lembre-se de que é necessário lixar para tirar o verniz anterior e poder aplicar novamente.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Os aparelhos que temos instalados na casa de praia também devem ser cuidados para que as ações da maresia e da umidade não os estraguem mais rápido. Preste atenção nestas dicas:

Eletrônicos

Aqui entram os notebooks, tablets e outros aparelhos de uso diário. Atualmente, as pessoas têm o costume de levar esses objetos consigo, por isso os cuidados são menores.

No entanto, caso você more na praia, a atenção deve ser redobrada, pois a maresia está em contato constante. Para manter a durabilidade dos seus eletrônicos, evite o desktop, pois ele é mais vulnerável. Além disso, cobrir não o protege porque, ao ligá-lo, é acionado o ventilador que nele é acoplado e isso “suga” as gotículas de sal.

Eletrodomésticos

Se você mora na casa, então é um pouco mais fácil de manter os eletrodomésticos funcionando perfeitamente. Para que não sejam afetados pela umidade, eles devem ser regularmente utilizados, pois parados no tempo, a umidade se acumula no interior deles.

Agora, se a casa na praia for somente para veraneio, tenha apenas o básico — como geladeira, fogão, liquidificador e micro-ondas. Dessa forma, caso aconteça de ficar muito tempo sem visitar o local, as chances de os eletrodomésticos estragarem são menores e os gastos para a compra de novos também.

As ações da maresia e da umidade são constantes — corrosão e oxidação, por exemplo — por isso é necessário seguir as dicas de manutenção para que seus bens materiais tenham uma vida útil maior.

Esperamos que tenha gostado das recomendações de como cuidar dos seus móveis da casa na praia. E para receber mais dicas como essa, assine nossa newsletter!

Dicas de como cuidar dos móveis de casa na praia