O momento de procurar o imóvel ideal e pensar em reformas e decoração envolve muitos detalhes, porém, é bastante proveitoso. Para tanto, é importante entender a diferença entre arquitetura e design de interiores.

É muito comum confundirem as duas profissões, mas existe diferença entre elas: ao passo que um profissional cuida das reformas estruturais do imóvel do cliente, o outro finaliza os detalhes com o toque da decoração. Ao final, ambos se complementam e são responsáveis por tornar o ambiente ainda mais confortável.

Se você está em busca de uma nova residência ou deseja reformar a sua casa atual, continue a leitura e entenda e diferença entre o arquiteto e o designer de interiores. Vamos lá?

Qual é a diferença entre arquitetura e design de interiores?

Alterar plantas e propor reformas envolve diversos detalhes: questões de segurança, comodidade, acústica, iluminação e, claro, relacionadas às próprias estruturas da casa ou do apartamento. Por isso, o profissional deve ser bem qualificado para realizar um planejamento eficiente e seguro.

O responsável por propor mudanças na planta do imóvel é o chamado arquiteto. Só ele é capaz — e, o mais importante, legalmente habilitado — para pensar em construção e demolição de paredes, por exemplo. Ou seja, apenas o arquiteto pode realizar transformações físicas nos cômodos.

Para atuar no mercado de trabalho, o arquiteto deve contar com a graduação de Arquitetura e Urbanismo e, também, com o registro ativo no conselho da profissão. Se você deseja consultar o quadro de profissionais devidamente habilitados, confira no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Já o designer de interiores tem a função de compor os ambientes, unindo o gosto do cliente aos objetivos pretendidos com a decoração. Ele também pode pensar na alteração dos espaços físicos, como a abertura de nichos ou ampliação dos cômodos, mas tais ideias devem ser corroboradas por um arquiteto.

A atividade do design de interiores requer observação e bom planejamento dos ambientes, a partir da percepção do que o cliente espera e dos itens disponíveis no mercado de trabalho. Por isso, um bom designer deve ouvir o seu consumidor e ser antenado às tendências.

Como é a formação profissional das áreas de arquitetura e design de interiores?

Cada área apresenta os seus próprios requisitos, justamente para que os profissionais sejam capazes de atuar no mercado de trabalho. Confira, a seguir, quais são as exigências básicas para a atuação de arquitetos e designers de interiores no Brasil.

Arquiteto

A formação de arquiteto requer um curso de bacharelado de Arquitetura e Urbanismo. Com duração de 5 anos, o início tem uma importante base teórica — ao passo que, durante o curso, disciplinas práticas são adicionadas à grade curricular.

Pertencente às Ciências Humanas, o curso de arquitetura estuda planejamento urbano, paisagismo e projetos de edificações. Depois da graduação, o arquiteto deve solicitar o seu registro perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de seu estado de atuação e arcar com as mensalidades exigidas.

Se você deseja buscar um profissional de confiança, confira se ele cumpre os requisitos básicos de formação e tenha mais segurança no momento de pensar em sua reforma.

Designer de interiores

Já o curso de Design de Interiores é um curso técnico e, por isso, tem menor duração: em 2 anos é possível concluir todas as matérias. O profissional, então, passa a ser apto para trabalhar de forma autônoma, abrir o próprio escritório, ou mesmo atuar como parceiro em escritórios de arquitetura.

O curso mescla matérias para design de interiores residenciais, comerciais e para pontos de vendas, além da base para a composição dos mais diversos ambientes.

Ao final do período, o designer está totalmente apto para atuar no mercado de trabalho — aumentando a qualidade de seu serviço a partir da realização de cada vez mais projetos.

É possível que ambos os profissionais atuem de forma conjunta?

Não só é possível, como é totalmente indicado que os profissionais da arquitetura e do designer de interiores atuem de forma conjunta. O trabalho integrado entre as duas áreas significa mais satisfação ao cliente, considerando a elaboração simultânea dos projetos.

Se a ideia é construir ou reformar um imóvel, a presença do arquiteto é essencial. Porém, é possível que o profissional da arquitetura e o designer de interior já atuem juntos logo no início do projeto, pensando de forma conjunta nas melhores opções ao consumidor.

Como resultado, o cliente conta com uma planta completa para os próximos passos da construção ou reforma, além de já verificar como o designer de interior vai finalizar o seu pedido.

Se você deseja solicitar os serviços de um arquiteto e de um designer de interior, contate-os de forma simultânea e garanta a casa dos seus sonhos com muito mais tranquilidade.

Como contratar profissionais de qualidade?

Diante da diversidade de profissionais existentes no mercado, é importante buscar arquitetos e designers bem preparados. Para tanto, se o profissional ainda não conta com um currículo extenso de clientes, solicite o portfólio de projetos já realizados e analise se o perfil agrada.

Por outro lado, contar com profissionais já mais experientes garante uma certa segurança. Ainda mais se o arquiteto ou o designer de interiores for recomendado por pessoas de confiança.

Converse com pessoas do seu círculo social e peça indicações. Sempre existe alguém no trabalho, na academia ou na sala de espera do médico que já passou — ou está passando — por uma reforma em casa.

Outra dica para contratar profissionais de qualidade é buscar indicações com quem já atua no mercado: imobiliárias são ótimas referências para essa finalidade. Como os corretores atuam diariamente no mercado de imóveis, as indicações apontadas por imobiliárias costumam ser eficientes e seguras.

Entender a diferença entre arquitetura e design de interiores é essencial para quem deseja construir a casa dos sonhos ou reformar a residência atual. Utilize as dicas apresentadas neste post e tenha uma ótima experiência com a atuação dos profissionais de arquitetura e design de interiores.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine, agora, a nossa newsletter e receba outros posts relacionados ao universo de residências. Vamos lá?

Entenda a diferença entre arquitetura e design de interiores