A paisagem cinzenta das grandes cidades pode contribuir para o cansaço das pessoas. Nesse caso, é importante dedicar alguns dias para descansar em um lugar diferente. Por isso, muitas pessoas sonham em alugar uma casa de praia.

Assim, poderão fugir do frio, aproveitando momentos de lazer ao ar livre e colocando o bronzeado em dia. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, será que vale mesmo a pena alugar uma casa de praia?

Afinal de contas, existem tantos hotéis, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos responder essa pergunta neste artigo. Vamos descobrir a resposta?

Quais são as vantagens de ficar em um hotel?

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que não são todas as praias que contam com uma estrutura hoteleira adequada. Isso ocorre devido ao comportamento de consumo do brasileiro.

Em nosso país, o consumidor se acostumou a alugar imóveis, preferindo essa prática em vez dos hotéis. Mesmo pessoas com maior poder aquisitivo podem optar pela locação.

Portanto, os hotéis se tornaram um produto mais comum para turistas que conhecem muito pouco aquela região, sendo um serviço que, em muitas vezes, foca no consumidor estrangeiro. Feito esse esclarecimento, vamos a uma das principais vantagens dos hotéis.

Café da manhã

Essa é uma característica famosa das redes hoteleiras, oferecer um café da manhã variado (e gratuito) aos seus hóspedes. Poder se levantar pela manhã e saber que não será necessário cozinhar ou procurar um comércio é muito confortável.

Contudo, nem todos os cafés da manhã são, de fato, gostosos. É possível que a rede hoteleira tenha optado por pratos e marcas mais simples e baratas. Nesse caso, o hóspede pode se decepcionar com a refeição, uma vez que perceba que não há nada demais nesse serviço.

Serviço de quarto

Outra vantagem dos hotéis é poder contar com o serviço das camareiras. Todos os dias, os moradores terão toalhas e lençóis limpos, além de uma limpeza no quarto.

Apesar de ser algo interessante, esse diferencial pode não ser definitivo na hora de escolher entre uma casa de praia e um hotel. Afinal de contas, contratar uma diarista para limpar o imóvel poderá trazer um resultado semelhante sem prejudicar a privacidade dos moradores.

Ademais, a troca diária de lençóis e toalhas não é necessária, sendo inibida pelos próprios hotéis que desejam economizar água, uma vez que essa prática é pouco ecológica.

Áreas de lazer

Por fim, falemos de uma vantagem que pode ser fundamental para as crianças: as áreas de lazer. Piscinas podem divertir os pequenos enquanto os pais descansam, não é mesmo? Além disso, alguns hotéis oferecem serviços para os adultos, como spas e massagens.

Talvez tenhamos encontrado um diferencial que torne os hotéis a escolha perfeita para aproveitar as praias? A resposta é não. Como já mencionado, os hotéis têm como público-alvo os turistas que pouco conhecem aquela região.

Sendo assim, o preço desses serviços pode ser considerado muito elevado, principalmente quando comparado à compra avulsa. Pode ser mais barato para o cliente contratar um massagista particular ou frequentar, um serviço comum em cidades de médio porte, do que “aproveitar essa vantagem” do hotel.

Quais são as vantagens de alugar uma casa de praia?

Privacidade

Essa é a primeira vantagem dessa opção de hospedagem. Nem todas as pessoas querem interagir com estranhos nas férias. Tomar o café da manhã ou usar áreas comuns nos hotéis pode ser desagradável por isso. O momento de descanso pode ser mais introspectivo ao alugar uma casa.

Ademais, a privacidade faz com que os moradores consigam aproveitar melhor a companhia uns dos outros. Sejam os pais que poderão ver os filhos brincarem em um ambiente diferente ou o jovem casal que está se conhecendo melhor.

Alugar uma casa de praia é uma opção adequada para quem entende a importância das férias como uma oportunidade de estreitar laços com aqueles que ama.

Um imóvel é melhor do que apenas um quarto

Nem todos os dias das férias podem ser de sol e calor. Nesse caso, imagine o quão chato pode ser ficar preso em um quarto de hotel? Se a sua viagem é em família, essa situação pode ser ainda mais desagradável.

Quem aluga uma casa de praia, por outro lado, tem um imóvel inteiro para si. Isso significa ter a liberdade de ir até a cozinha para preparar algo gostoso para comer, conversar até tarde na sala de estar ou descansar em um quarto maior do que os dos hotéis.

Isso sem falar da área externa do imóvel, pois algumas propriedades têm jardins ou quintais que tornam a estadia ainda mais agradável. Essa característica é fundamental para quem tem pets e não tem com quem deixá-los nas férias — lembremos que muitos hotéis não aceitam animais. Então, se você está preocupado com o seu cãozinho, opte por alugar uma casa.

Custo-benefício

Todo mundo sabe que recorrer ao frigobar do hotel ou pedir refeições no local é muito mais caro. Por isso, aproveitar a cozinha da casa de praia pode reduzir muito os gastos com alimentação.

Dependendo da diária do hotel, é possível que o morador consiga alugar uma casa confortável, próxima à praia e com serviços de qualidade nas redondezas por um valor muito menor.

Qual das duas é a melhor opção?

Alugar uma casa de praia é sempre mais agradável e mais barato do que passar as férias em um hotel. Contudo, essa opção é vantajosa caso o viajante queira viver a experiência de turista. Agora, se o objetivo das férias é descansar, aproveitar a companhia da família e se divertir, essa é a opção recomendada.

O aluguel de temporada deve ser feito com a ajuda de uma imobiliária. Tentar locar um imóvel sem ajuda especializada pode fazer com que o consumidor caia em golpes ou se decepcione ao conhecer o imóvel. Infelizmente, isso é muito comum.

Por isso, se você está procurando imóveis de alto padrão para as suas férias, não perca tempo e converse conosco. A Edmundo Imóveis atua nesse mercado há mais de 20 anos, sendo reconhecida pela excelente qualidade do seu atendimento.

Férias: alugar uma casa de praia ou se hospedar em um hotel? Confira!